Fundação do Meio Ambiente é registrada em Cocal do Sul

           Foi aprovado na última terça-feira, 27/05, em plenária na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável pelo CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente de Santa Catarina o registro da FUNDAC – Fundação Municipal do Meio Ambiente deCocal do Sul.

             O registro foi concedido em nível três, nível mais alto de complexidade para o licenciamento municipal ambiental. Ou seja, o município poderá através da Fundação emitir laudos, pareceres,certidões e licenças ambientais (previa, instalação e operação).       

              Na região da Amrec, Cocal do Sul e Içara são os únicos municípios com Fundação Ambiental registrada no CONSEMA,além de Itajaí, Itapema, Joinvile e Laguna.          

            A FUNDAC vai funcionar na sede da Prefeitura Municipal e será formada por engenheiro ambiental e sanitarista,agrônomos, fiscais, químicos, entre outros.

             Segundo o consultor ambiental,eng.Peterson Alexandre Bolsoni a FUNDAC vai trazer inúmeros benefícios para o município. “Além de cumprir o papel de preservar o meio ambiente, todo o dinheiro arrecadado com os serviços prestados serão investidos na cidade na área ambiental. O processo de licenciamento em parceria com a FATMA será mais rápido e o valor chega a custar até 50% mais barato”, ressalta Bolsoni. 

             A Fundação também vai desenvolver o papel sócio-ambiental. “O trabalho de orientação e conscientização serão de suma importância. Palestras e projetos com jovens,principalmente, serão realizados”, adianta Bolsoni.          

             Em Cocal do Sul, a maior parte do trabalho de licenciamento deve ocorrer sobre atividades relacionadas à área industrial, madeira, suinocultura, avícola e industrial e uma das preocupações no município esta relacionada à preservação dos mananciais. 

              Mais informações pelo telefone: 9911-9767 (Peterson – engenheiro ambiental e sanitarista)