Crianças aprendem sobre trânsito e reciclagem e apresentam trabalhos para a comunidade

            Cerca de 600 crianças das oito escolas municipais que oferecem educação infantil em Cocal do Sul apresentaram, em média, 100 trabalhos desenvolvidos nos últimos meses nas instituições. Reciclagem e trânsito foram os temas abordados. As crianças aprenderam de forma lúdica e prática sobre os cuidados no trânsito, sinalização, a importância de preservar o meio ambiente, o que pode ser reutilizado, entre outros.  

            A exposição aconteceu no centro de pastoral da igreja matriz. Alunos de outras instituições, pais e comunidade em geral participaram. Vários brinquedos, como: jogos educativos, carrinhos, animais, tapete sensorial e releitura do rio Cocal foram construídos. Tudo feito com caixas de leite, garrafas, CDs, borracha, entre outros materiais. Quanto aos cuidados no trânsito, elas aprenderam a diferenciar as cores do semáforo, utilizar a faixa de pedestre, não brincar de bola na estrada, ficar atentos aos limites de velocidade, observaram a falta de calçadas no município e realizaram passeatas pelas ruas da cidade para ver o movimento.  

             Segundo o secretário Arlei Boselo Ponciano o trabalho é uma campanha educativa para a sociedade a começar pelas crianças. “Elaborado pelas professoras, elas aprenderam brincando a valorizar o meio ambiente e desde cedo a ficarem atentas sobre os cuidados no trânsito. O resultado positivo é uma bola de neve. Observamos que os pequenos começam a se policiar e a reeducar os próprios pais. Estamos plantando uma sementinha”, ressalta.