Cocal do Sul realiza 1º encontro municipal de gado de corte e leite

            A prefeitura de Cocal do Sul através da secretaria de agricultura e a Epagri do município realizam nos dias 16 e 17 de julho o 1º Encontro e Expofeira Municipal de Gado de Corte e Leite. O evento vai acontecer no CTG do Tio Milo, estrada geral Linha Ferreira Ponte. Segundo engenheiro agrônomo, Cleiton José Pereira o objetivo do evento é discutir o melhoramento genético de gado e sua comercialização. “Hoje, a venda é feita via intermediário. A idéia é fazer com que o agricultor comercialize em conjunto, através de uma associação. Só para se ter uma idéia, o atravessador fica com 20% a 30% do valor da venda, dinheiro que queremos que fique para o produtor”, explica.             

             Cerca de 120 produtores devem participar do encontro e 35 animais de várias raças serão expostos. Para o prefeito, Nilso Bortolatto o evento é um incentivo ao pequeno pecuarista. “Nós queremos preparar o produtor e transmitir conhecimento para que ele possa ter noção da qualidade dos bovinos e para que a gente possa dar melhor suporte futuramente na aquisição de materiais necessários para o desenvolvimento deste setor no município”, ressalta. 

Programação:  

16/07

18h: Abertura do 1º encontro e expofeira municipal de gado de corte e leite 19h: Palestra sobre melhoramento genético do gado de corte com médico veterinário, João Almir Bondan – SEMEA – Porto Alegre/RS. 

17/07

8h: Inscrições

9h: Palestra sobre cadeia produtiva, mercado da carne bovina e manejo de pastagens em sistema Voisin, com o consultor do Senar Élvio Oliveira Flores,

10h30min: Mesa redonda – debate dos assuntos tratados na palestra por técnicos da área junto ao público presente. Debatedores: Élvio Oliveira Flores (Senar), Olices Santini (Faesc), Julio Alberto Rodigheri (Cepa/Epagri) e Marcelo Silva Pedroso (GRCR/Epagri)

11h30min: almoço (costelaço), para os participantes inscritos. 

 Informações pelos telefones: 3447-3123/9954-3170, Cleiton – 9984-0156, prefeito Nilso ou 9933-6844, Edson Rosso (séc. agricultura).