Campanha de vacinação contra paralisia infantil: Não vai esquecer da segunda dose Hein?

            Já está disponível em todos os postos de saúde de Cocal do Sul a segunda dose da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil (poliomielite). A campanha teve início no dia 09 de agosto. Com o slogan “Não vai esquecer da segunda dose Hein?”, a  meta é vacinar mais de 800 crianças menores de cinco anos.     

            Os profissionais da secretaria de saúde do município estão passando em todas as escolas de educação infantil, creche do município e áreas rurais para aplicar a vacina durante esta semana.          

             Neste sábado, 14 de agosto, será o dia “D” da campanha. Portanto, todas as unidades estarão abertas e barreiras serão instaladas na policia rodoviária e supermercados Bistek e São Pedro, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.        

              A enfermeira Gilamara Viel também informa que os pais também podem levar seus filhos para receber a dose em qualquer unidade de saúde durante a semana, das 8 h às 17 h. “O objetivo da campanha é manter afastada a pólio do território nacional. Desde 1994 não há casos pólio no país, diferente da Ásia e da África que ainda existem. Por esta razão, as crianças precisam estar protegidas, pois ainda há riscos de a qualquer momento haver a reintrodução da doença no país”, explica.              

              A paralisia infantil é uma enfermidade transmitida por vírus e ataca crianças menores de cinco anos. Os seus sintomas se parecem com a gripe e são associados a náuseas, vômitos e dores abdominais, prejudicando também o sistema nervoso através da corrente sanguínea. A doença não tem cura.