Bortolatto viaja para Portugal e entrega chave da prefeitura para Bettiol

            O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto transmitiu nesta quinta-feira, 29, o cargo ao vice, Valdemar Bettiol. O ato aconteceu no gabinete e foi prestigiado por vereadores, secretários e técnicos da administração. Bortolatto ficará ausente da cidade por 10 dias. Nesta sexta-feira, 29, ele viaja para Portugal para oficializar o convênio de intercâmbio entre a Universidade de Aveiro e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), campus Cocal do Sul, destinado aos acadêmicos do curso de engenharia cerâmica.             

            Esta é a segunda vez que Bettiol assume o cargo neste mandato. Durante os próximos dias, como prefeito em exercício, Bettiol pretende dar continuidade a programação já existente  dos trabalhos. “Esta é mais uma oportunidade. E, é com satisfação que a gente assume, dá mesma forma quando era vice do ex-prefeito de Urussanga, Ado Cassetare Vieira, em 1985. Com ele também tive grandes oportunidades, inclusive de participar das comemorações do Centenário de Cocal do Sul, como prefeito interino. Por esta razão agradeço mais uma vez a confiança do prefeito Nilso e por este trabalho realizado em parceria”, destaca.            

             Para Bortolatto o afastamento do município será tranquilo. “A cidade ficará em boas mãos. Bettiol e eu não temos segredos, conversamos diariamente. Ele esta a par de todos os procedimentos da administração”, afirma.       

              Bortolatto irá reassumir o cargo no dia 09 de maio.   

Comitiva viaja para Portugal       

              O prefeito, Nilso Bortolatto estará em Portugal junto com a comitiva formada pelo reitor da Unibave, Celso de Oliveira Souza; vice-reitor, Valmir José Bratti, prefeito de Orleans, Jacinto Redivo e o presidente da Câmara de Cocal, Lésio Rosso. O  intercâmbio já acontece na prática. Dez alunos do curso de engenharia cerâmica da Unibave estão realizando a penúltima fase no país europeu e a Prefeitura de Cocal do Sul é parceira deste projeto. Ela destinou recentemente R$ 10 mil para contribuir com as despesas de dois acadêmicos.      

               Por esta razão, além de oficializar o convênio entre as duas universidades, a comitiva irá conhecer a instituição, considerada o maior centro tecnológico na área de cerâmica e vidro do mundo. Segundo a diretora do Campus de Cocal, Andréia De Lima essa parceria para Cocal só tem a crescer. “Nosso curso é o único da América Latina e os alunos estão tendo a oportunidade de se aperfeiçoar  e acrescentar em seu curriculum a experiência obtida em um dos maiores centros tecnológicos do mundo na área cerâmica e vidro”, ressalta.     

               Andréia também acrescenta que os acadêmicos estão desenvolvendo seus projetos em Portugal. “Todos os trabalhos serão apresentados durante a semana da engenharia cerâmica no campus de Cocal do Sul. O que será importante não só para os alunos, mas para as empresas da região, já que muitos deles trazem novidades para o setor”, antecipa.          

                 De acordo com Bortolatto os acadêmicos do curso de Engenharia Cerâmica, único do Brasil, estão em Portugal cursando disciplinas na melhor universidade de cerâmica e vidro do mundo. “Na teoria e na prática, eles estão conhecendo a realidade do mundo cerâmico, além de toda a bagagem cultural, histórica e a diversidade humana da Europa”, finaliza.