Cocal do Sul e Morro da Fumaça realizam conferência municipal de Assistência Social.

            Com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar os seus profissionais”,  Cocal do Sul e Morro da Fumaça discutiram e apontaram junto com a população estratégias de melhorias das políticas públicas dos municípios. Esta é a VI Conferência de Assistência Social de Morro da Fumaça e a VIII de Cocal do Sul. O encontro foi realizado no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski, em Cocal. O vice-prefeito, Valdemar Bettiol representou o prefeito municipal durante a abertura onde compôs mesa com o presidente do Legislativo de Cocal, Lésio Rosso; gerente de Assistência Social da SDR, Glaci Fabris; secretária da Família e do Desenvolvimento Social,  Rosangela Pagnan Maragno de Morro da Fumaça e o presidente  do Conselho Municipal de Ação social e Secretário, Geraldo Silveira de Cocal.        

             De acordo com Geraldo a participação dos representantes da sociedade tanto de Cocal quanto de Morro da Fumaça foi muito positiva. “Há um grande desafio de mobilização e acredito que este trabalho vai nortear novos caminhos, pois não há como avaliar e melhorar os serviços, programas e projetos sociais sem a participação das pessoas”, ressalta.        

             O tema da conferencia foi abordado pelo professor-mestre em serviço social da Unesc, Ismael Francisco de Souza. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre lideranças comunitárias,  clubes de serviços, igrejas, conselhos municipais, vereadores,  usuários do Sistema Único de Assistência Social, entidades filantrópicas e organizações   não governamentais. Mais de 20 propostas foram aprovadas, entre elas: a garantia de 10% do orçamento público nas três esferas de governo para financiamento da política de assistência social, implantação do plano de carreira específico para os trabalhadores da área, revisão dos critérios do Ministério do Desenvolvimento Social quanto a implantação de programas de prevenção respeitando as especificidades regionais, garantindo maior acesso aos municípios de pequeno porte, promover a sensibilização da população e ampliar o acesso a seus direitos e articular, intersetoriamente, recursos destinados a cursos de qualificação profissional.           

             Todas as idéias e sugestões aprovadas durante a Conferência serão levadas para a Conferência Estadual para que as atividades da Assistência Social de Cocal do Sul e Morro da Fumaça sejam mais abrangentes e eficazes.