Expofeira motiva pecuaristas

             Um bom público participou da 3ª Expofeira – Exposição de Gado de Corte e o 2º Leilão de Gado Geral realizada neste final de semana em Cocal do Sul. Agricultores de toda a região puderam conferir de perto a exposição de 42 animais de diferentes raças de corte, como: Brahman, Nelori, Red Angos e Cheroles.   A iniciativa serve de exemplo para a região e tem o objetivo de estimular a pecuária no município e desenvolver o turismo rural.            

            Hoje, mais de 100 pecuaristas produzem leite ou gado de corte em Cocal do Sul. São mais de 3,5 mil cabeças de gado nas propriedades do município. De acordo com o secretário de agricultura Érico Simplício 80% por cento do gado exposto eram de produtores do município. “Essa é uma oportunidade para os pequenos produtores investirem na sua produção. Esperamos contribuir com o desenvolvimento desta atividade que se torna cada vez mais importante para o município”, destacou.            

           Arnaldo Bez Batti, de Urussanga, é um dos produtores mais conhecidos na região. Das 600 cabeças de gado da raça Brahman que possui em sua propriedade, 11 foram levadas para a exposição. Uma delas chamou a atenção do público por ser considerada uma raridade e que chega a valer R$ 50 mil. “Com apenas três anos, um dos meus animais pesa 1,2 mil quilos. É muito difícil encontrar animais com esse porte. Ele será utilizado para reprodução de animais. Vamos coletar o sêmen, congelar, injetar nas vacas e vender. Não podemos deixar que essa raridade se perca”, destacou. 

           O produtor participa de até oito feiras por ano para divulgar a raça e fazer contatos profissionais. Em média, 250 terneiros são produzidos por ano. “Com 800 quilos, o animal já está pronto para a comercialização. Contudo, o que é mais  importante para se observar em um gado é a parte traseira. É ali que a carne é mais macia”, garantiu.

          A Feira foi uma realização da Prefeitura Municipal através da secretaria de Agricultura, Epagri do Município e SC Rural que também proporcionou palestra aos pecuaristas da região com o objetivo de potencializar a atividade por meio de técnicas e cuidados.