Prefeitura realiza projeto de interação entre as gerações

               Unidos em vozes, gestos, teatro e dança. Assim foi o encerramento do projeto que reuniu idosos, crianças, adolescentes e alunos da Apae em uma mesma convivência. O trabalho faz parte do Primeiro Encontro Inter Geracional realizado pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI), coordenado pela Secretaria de Assistência Social de Cocal do Sul.  

               O encerramento das atividades aconteceu no Ginásio de Esportes do Cala/Apae. Centenas de pessoas participaram do baile e assistiram com emoção a apresentação do coral da Apae coordenado pelo maestro Jaime De Brida e demais apresentações das crianças. Segundo a secretária de Assistência Social, Sinara Crippa Milanes o objetivo do projeto é fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência entre serviços de convivência para crianças e adolescentes e os grupos da terceira idade, compartilhar experiências, combater o preconceito evitando o isolamento social e contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, tolerante e solidária. “A Integração entre as pessoas da terceira idade, crianças e adolescente do antigo Peti e alunos do CALA/APAE aconteceu durante uma semana. Nos últimos dias, todas as tardes os encontros foram realizados em um bairro diferente onde os participantes passavam uma tarde de diversões, danças, teatros, orações e apresentações com o propósito de aproximação, integração e fortalecimento de vínculos”, ressalta. 

              A diretora da Apae, Rosiclei Prior Viola comemora a iniciativa. “Os alunos da Apae ficaram muito felizes. Eles discutiram em sala de aula, observaram que a dificuldade dos idosos é parecida com a deles. Acho que esse encontro deveria acontecer uma vez por mês”, destaca.  A aluna do Peti, Maria Laura de Souza Coelho, 8 anos, também aprendeu muito com as atividades. “Todos nós temos as nossas limitações. Precisamos valorizar as diferenças e termos respeito com todas as pessoas”, concluiu.   

              Para a aposentada, Paulina Fernandes de Moraes esse tipo de iniciativa alegra os idosos. “Nós voltamos ao nosso tempo de criança, há uma troca de valorização,  carinho e uma união maravilhosa”, afirma.