Centenas de alunos de Cocal participam 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e 18ª Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM)

As escolas municipais de Cocal do Sul Demétrio Bettiol e Cristo Rei participaram, na última semana, da 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com mais de 500 mil estudantes do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país.

Quase 300 alunos do município, de forma voluntária, participaram das Olimpíadas. Os estudantes do nível 1 (6º e 7º ano) e do nível 2 (8º e 9º ano), tem acompanhamento das professoras do Clubinho de Matemática Diana Morona, Júlia Cardoso Teixeira e Maria Albertina, com apoio de outros professores e Equipe Diretiva. Os profissionais realizaram toda a organização nas escolas para aplicação das provas.

Segunda a professora Maria Albertina Ghizzo “as Olimpíadas possuem um grau de dificuldade superior ao da OBMEP, mas é muito importante os alunos participarem, visto que, é uma oportunidade de os alunos aprender novos conceitos e participarem de novos desafios, quem sabe, trazer medalhas e menções honrosas também destas Olimpíadas. ”

Nesta primeira etapa, os participantes resolveram de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas. A correção das provas será feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial publicado a partir da próxima terça-feira (16) na página da OBM.

Serão classificados para a fase seguinte, os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa.

Além da OBM, também aconteceu paralelo a 18ª Olimpíada Regional de Matemática (ORM), organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, que utiliza as mesmas provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).  Na segunda fase, cada Olimpíada possui um calendário e datas específicas, sendo que a ORM possui duas fases e a OBM três fases.  É importante observar que as Olimpíadas de Matemáticas não são uma competição entre escolas e, sim uma saudável competição entre indivíduos. Os vitoriosos dessas Olimpíadas serão conhecidos no mês de dezembro.