COCAL DO SUL INICIA O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

As Diretrizes Curriculares visam orientar o trabalho na perspectiva de garantir  às crianças seus direitos fundamentais, suas ações nos princípios políticos, éticos, estéticos. É importante destacar que os profissionais das Creches e Pré-escola estão participando da produção deste documento.

Para enriquecer a trajetória da educação infantil, a professora Maria Geny Búrigo Possamai que foi a primeira diretora do município, contribuiu relembrando suas experiências vivenciadas com as  crianças.

A professora, tendo habilitação na pré-escola, foi convidada no ano de 1979 pelo prefeito de Urussanga,  Ruberval Francisco Pilotto  para abrir a primeira Instituição de Educação Infantil, denominada na época  Jardim de Infância Municipal Cantinho Alegre.

Esta Instituição serviu como modelo para outros municípios. “As orientações pedagógicas eram feitas através de consultas em livros e encontros mensais com a coordenadora responsável pela pré-escola.Os profissionais tinham uma preocupação com as crianças por isso desenvolviam  atividades  lúdicas. Não havia recursos necessários, elas criavam seus próprios materiais pedagógicos.  A brincadeira e a música estavam presente no dia a dia das crianças”. Relata a professora Maria Geny Búrigo Possamai.

“Conversar com a primeira diretora da Educação Infantil do município foi uma experiência muito significativa, pois conseguimos compreender ainda mais a trajetória desta etapa tão importante para as crianças”, destacam as coordenadoras Janaína Zacaron e Rosana Bez Birolo Alano.