Chegada do verão reforça os cuidados em relação à dengue

 

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta semana a uma ação intensificada de combate à dengue. Com a chegada do verão, há maior incidência de casos da doença, devido às altas temperaturas. Por isso, é importante que a população redobre os cuidados e elimine os focos de água parada todos os dias.

 

A Secretaria de Saúde e equipe da Vigilância Epidemiológica têm monitorado as residências e terrenos para orientar ou identificar focos de larvas do mosquito da Dengue. Em Cocal do Sul, a agente Kariny Raimundo Silveira tem atuado à frente dos trabalhos.

 

“A prevenção por meio da orientação é realizada durante o ano todo, mas agora estamos intensificando as orientações por conta da chegada do verão e temperaturas mais elevadas, condições essas propícias para a proliferação do mosquito da dengue. Fazendo assim, um alerta para a população redobrar o cuidado e eliminar possíveis criadouros do mosquito”, comenta Kariny.

 

Nesta semana, foi realizada uma ação de orientação sobre o combate à dengue pela Vigilância Epidemiológica, junto com as agentes comunitárias de saúde de Cocal do Sul. A ação foi feita na Feira da Agricultura Familiar e no centro da cidade com entrega de folders informativos e orientação passada a população.

 

Combate às endemias em pauta

 

As Agentes Comunitárias de Saúde, junto com As Agente de Combate às Endemias, equipe de enfermeiros e Vigilância Epidemiológica, estiveram reunidas nesta semana para debater sobre o cenário da Dengue em Santa Catarina, bem como a doença Dengue e a prevenção.

 

Esteve presente a bióloga do Estado, Mariana Mantovani, para explanar sobre o assunto e orientar de que forma as Agentes podem auxiliar na prevenção da disseminação desse agravo.