Secretaria de Saúde vai realizar a 10ª Campanha Nacional em Diabetes
Tendo em vista o crescente número de diabéticos em Cocal do Sul, a secretaria de Saúde vai realizar no dia 13 e 14 de novembro (dia Mundial do Diabetes.) a 10ª Campanha Nacional em Diabetes. O trabalho vai acontecer das 8h às 10h, nas entidades de ESFs (Equipes de Saúde da Família) de cada bairro. A iniciativa vai contar com atividades educativas, teste de glicemia capilar e verificação de pressão arterial.
O tema da campanha este ano é “Diabetes nas crianças e adolescentes”. O foco vai estar direcionado na família, responsável pelo apoio no tratamento. Cerca de 130 países vão realizar ações em favor do portador de diabetes, além de detecção, orientação, educação e prevenção das complicações.
Segundo a enfermeira Franciela Possamai Della o município possui mais de 300 pacientes na rede pública com diabetes do tipo 1 e 2. “O número de portadores cresce a cada ano. O bairro Jardim Elizabeth é onde se concentra o maior número de pessoas. São 76 casos, quatorze a mais em relação ao ano passado”, ressalta.
Para ajudar no combate a doença, a secretaria de saúde atua há mais de sete anos com o programa para Diabéticos. Cada ESFs realiza uma vez por mês a entrega de medicação, orientações, palestras e o teste de GHT para saber se a pessoa esta com diabetes.
De acordo com a secretária de saúde, Nena Búrigo a intenção é promover ações que promovam melhoria na qualidade de vida dos portadores. “Precisamos agir na prevenção, mas sem esquecer dos já diabéticos”, afirma.