Criação do Município

 

Antes de ser município, Cocal do Sul era Distrito de Urussanga. Na década de 80, o Distrito Cocal chegou a um nível de crescimento e desenvolvimento acentuado. Diante de uma nova realidade, a localidade por meio de lideranças políticas ergueu a bandeira de emancipação. Tornou-se município em 26 de setembro de 1991, por meio da Lei Estadual nº 8.352. Cerca de 90% dos quase cinco mil votantes compareceram às urnas para darem o sim da emancipação.


A comissão de emancipação foi formada pelos senhores Hylário Ernesto de Fáveri (Presidente), e os membros Lédio Scarpatto, Walmor Mário Guollo (secretário), Padre Lindolfo Lueckmann, Venicius Búrigo, Ítalo Rafael Zaccaron, José Ferminio Morona de Freitas (Vice-Presidente), Zênio Cesar Galli, Hesmezenrik Giordani Nunes (secretário Executivo), Vitalino Delavedova, Vandemar José Bettiol, (segundo tesoureiro), Norberto Búrigo, Enio Ricardo Búrigo, Valentim da Maria Rosso, Paulo Jayme Galli, João Carlos Ghislandi, Adair Pagnan (tesoureiro), Jahir Zanatta, Claudino Guollo e Edmar João Galli (segundo secretário).

Após a criação do Município foi realizada a primeira eleição para escolha de Prefeito e Vereadores, no dia 03 de outubro de 1992.

O primeiro prefeito de Cocal do Sul foi Ítalo Rafael Zaccaron, em seguida passou a ser administrado por Jarvis Gaidzinski, José Aldo Furlan, Jarvis Gaidzinski Filho, Nilso Bortolatto e atualmente Ademir Magagnin. 

 

 – Prefeitos eleitos

 

• Gestão 1993 – 1996: Prefeito Ítalo Rafael Zaccaron / Vice-prefeito: José Orlei Sartor

• Gestão 1997 – 2000: Prefeito Jarvis Gaidzinski  / Vice-prefeito: Aldo Furlan

• Gestão 2001 – 2004: Prefeito Aldo Furlan / Vice-prefeito: José Ivanor Zanette

• Gestão 2005 – 2008: Prefeito Jarvis Gaidzinski Filho / Vice-prefeito: Nilso Bortolatto

• Gestão 2009 – 2012: Prefeito Nilso Bortolatto / Vice-prefeito: Valdemar José Bettiol

• Gestão 2013 – 2016: Prefeito Ademir Magagnin  / Vice-prefeito: Cirlene Gonçalves Scarpato