Agricultura e Epagri querem expandir a produção de Uva em Cocal
A Epagri e as secretarias de Agricultura de Cocal do Sul e Urussanga promoveram mais um dia de campo, desta vez com foco na Fruticultura. Agricultores se reuniram na propriedade do sr. Ovídio Della Brina, na Linha Ferreira Pontes e foram instruídos quanto ao manejo, variedades e o mercado de uva de mesa.
De acordo com o secretario de agricultura, Edson Rosso o dia de campo serviu de incentivo à produção de consumo de uva e vinho. “Hoje, o município possui aproximadamente 12 hectares implantados em pomar comercial. A produção é de 130 mil quilos por ano. Nosso objetivo é promover um crescimento anual de 20%, ou seja, uma expansão de até dois hectares”, ressalta.
Cocal do Sul conta com 18 produtores de uva. O custo por cada hectare de uva é de cerca de R$ 40 mil. “Estamos priorizando o projeto Fruticultura Temperada. Nosso solo, clima e a proximidade do mercado consumidor são os principais pontos positivos para que a atividade cresça entre os agricultores como fonte de renda e continue sendo, em alguns casos, a principal na propriedade”, afirma.
Durante o encontro, os agricultores realizaram visitas ao parreiral e participaram de palestra sobre variedades e mercado de uva de mesa ministrada pelo eng. Agrônomo MSc, Ênio Schuck. Além da uva, Cocal do Sul também cultiva ameixa e pêssego