5 anos de Pacto de Amizade: Cocal do Sul e Soverzene reafirmam compromisso com a fraternidade

Ato marca o início das ações para celebrar os 140 anos de colonização de Cocal do Sul

As administrações municipais das cidades de Cocal do Sul e Soverzene (Itália) se reuniram por videoconferência, no dia 14, num encontro para comemorar os primeiros 5 anos da assinatura do Pacto de Amizade, firmado na mesma data na Itália no ano de 2020 com a ida do prefeito Ademir Magagnin e de uma comitiva brasileira.

O ato virtual foi transmitido dos gabinetes e acompanhado presencialmente por secretários municipais, vereadores e representantes de associações culturais. Esta ação marca o início das atividades de celebração dos 140 anos de colonização de Cocal do Sul, quando foi uma vila em 1885 pertencente ao núcleo Accioly de Vasconcelos.

Os prefeitos Ademir Magagnin e Gianni Búrigo (Soverzene/Belluno/Itália) se cumprimentaram cordialmente e recordaram o acordo feito entre os municípios para manter os laços de fraternidade. Na ocasião, os gestores municipais debateram novas intenções para fortalecer o elo entre as cidades, apostando em pontos socioculturais de comum interesse.

“Infelizmente a pandemia fez adormecer muitas ações que poderiam fazer este pacto de amizade prosperar ainda mais. Nossa Administração Municipal se propõe a resgatar esta iniciativa com mais força e entusiasmo para estreitar os laços entre as duas cidades”, pontuou o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin.

Magagnin citou o exemplo de iniciativas de cidades vizinhas com pactos de amizade firmados e ações efetivas para manter o elo. “Independente da gestão pública, a criação de associações perpetua essa aproximação entre os cidadãos das duas cidades. Na educação é possível apoiar o envolvimento das crianças em projetos e concursos, bem como implantar o ensino da língua italiana. E ir mais além disso com troca de interesses, intercâmbios e cursos para diferentes idades e áreas de atuação. Estes seriam pontos importantes tanto na parte cultural como econômica para o nosso pacto de amizade” complementou o prefeito de Cocal do Sul.

O prefeito de Soverzene, Gianni Búrigo enalteceu que as cidades podem manter os meses de fevereiro e outubro como importantes para encontros virtuais ou presenciais com trocas de informações e ideias. A autoridade italiana também manifestou o desejo de estreitar ainda mais os contatos entre os municípios. Historicamente, predomina em Soverzene (Itália) os sobrenomes das seguintes famílias: Bortoluzzi, Búrigo, Savi e Tramontin.

GALERIA 

Um gesto que simboliza um modo de compartilhar com a comunidade esta irmandade. Agora, no corredor de acesso ao Paço Municipal de Cocal do Sul estão expostos os quadros que emolduram os documentos oficiais do pacto de amizade entre os Municípios. Em ambos os lados da entrada estão os atos oficiais de 2020 e 2023, em português e em língua italiana.