Alunos de Cocal do Sul conquistam 77 medalhas na OBMEP 2023
Estudantes das escolas Cristo Rei e Demétrio Bettiol estiveram na prefeitura recebendo certificados e medalhas
Os alunos do município de Cocal do Sul obtiveram 77 medalhas na etapa nacional da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Os estudantes das escolas municipais Cristo Rei e Demétrio Bettiol estiveram na prefeitura nesta semana para receberem os certificados e medalhas.
Ao todo, foram 45 alunos premiados da Escola Demétrio Bettiol, sendo cinco de ouro, 15 de prata e 25 de bronze. Já na Escola Cristo Rei foram 32 medalhas, sendo cinco de ouro, 15 de prata e 12 de bronze. “Ano passado eu já tinha participado da prova e para mim é muito importante participar de campeonatos assim, ter a oportunidade de ir para outros lugares e ter a chance de conquistar uma medalha”, comenta o estudante Nicolas Maffiolete, de 11 anos, que sonha em ser professor de matemática.
Além dos pais e responsáveis que estiveram prestigiando, também esteve presente o prefeito Fernando de Fáveri, que distribuiu as medalhas, ao lado do vice-prefeito Erik Pereira Zeferino, o secretário de Educação, Lucas Pereira, as diretoras das escolas, e os vereadores Gilson Clemes (presidente), Luiz Francisco Honório e Evandro Lins, representando o Legislativo.
Entre os premiados, também está a aluna Barbara Sorato, do 5º ano da Escola Cristo Rei, que conquistou a medalha de ouro na competição. “Fiquei muito feliz por ter conseguido a medalha de ouro, me esforcei bastante ao fazer a prova. Foi muito legal receber a medalha do prefeito. Vou continuar me dedicando para ganhar outras medalhas”, diz.
As provas da OBMEP foram divididas por níveis, sendo nível I referente ao 2º e 3º ano e nível II ao 4º e 5º ano. “A OBEMP Mirim tem por objetivo transformar a relação entre estudantes e a disciplina de matemática, mostrando que a matéria pode ser divertida, e é a primeira competição voltada para alunos mais novos”, comemora a diretora da Escola Cristo Rei, Barbara Libia Stackoski.
Para Lucas, a Secretaria de Educação incentiva e apoia as participações de seus estudantes em todas as Olimpíadas disponíveis. “Os ótimos resultados ficam evidentes por meio do excelente desempenho dos alunos, e reforça também a qualidade da nossa educação”, completa o secretário.
“A escola fica muito feliz em ter essa quantidade significativa de medalhistas, pois é sinal de um trabalho sério e dedicação dos alunos, dos professores. Estão todos de parabéns”, salienta a diretora da Escola Demétrio Bettiol, Daniela Dal Pont.