Prefeitura de Cocal do Sul promove semana especial em alusão ao Dia Mundial da Água

Os alunos estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Educação e Samae, além do mascote “Aquamigo”; palestras também serão ministradas

O Dia Mundial da Água é celebrado na próxima sexta-feira (22) e para marcar a data, o Governo de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Educação e Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), está promovendo uma ação junto às crianças, quanto à conscientização sobre o uso deste recurso hídrico.

A programação teve início nesta terça-feira (19), com a visita do mascote do Samae, Aquamigo, que é um super-herói que cuida deste bem tão precioso, que é a água, levando essa conscientização às crianças. Além dele, também estiveram presentes as equipes do Samae e Secretaria de Educação. As visitas foram nas turmas de pré-escola do município e seguem até amanhã.

As crianças estão recebendo revistas educativas para colorir e fazer atividades e que falam sobre a importância da água potável e as formas de economizá-la. O “Aquamigo”, que fez sucesso com a garotada, recebeu muitos abraços e ajudou a reforçar sobre o consumo consciente da água.

Além da distribuição do material, também serão realizadas palestras acerca do tema nesta quarta e quinta-feira. Essa programação é voltada também às crianças do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

Já na sexta-feira (22), no Dia Mundial da Água, a prefeitura irá promover uma ação na Praça Coberta, com a Secretaria de Educação, Samae e Departamento de Meio Ambiente do município, das 9h às 15h. será feita distribuição de mudas frutíferas, folders educativos e terá também a presença do Aquamigo.

Tema trabalhado nas salas de aula

Nas salas de aula, as escolas trabalharam com as crianças sobre do tema, desenvolvendo atividades relacionadas à água, desde os pequenos da educação infantil até o ensino fundamental.

As atividades lúdicas foram desenvolvidas com o objetivo de mobilizar a comunidade, através das crianças, mostrando a importância de se preservar os recursos hídricos. “Nós viemos trabalhando esse tema com os alunos ao longo desse mês e já tínhamos avisado que o Aquamigo viria fazer a visita na escola, então as crianças estavam com muita expectativa para esse momento”, comenta a diretora da instituição Pequeno Príncipe, Denise Leopoldo.

Água em Cocal do Sul

A água já foi um problema muito sério em Cocal do Sul há alguns anos, época em que o município chegou a ficar dias sem água. Desde 2021, a atual gestão vem trabalhando para não faltar água para as pessoas, entregando água de qualidade e promovendo ações através da educação nas escolas.

Atualmente, o município conta com três barragens – Rio Cocal, Rio Tigre e uma barragem localizada na Linha Ferreira Pontes. Esses rios são levados por adutoras até a ETA (Estação de Tratamento de Água) localizada no bairro Jardim Itália.

Além disso, existem também dois poços artesianos, sendo que um deles entrou em funcionamento em setembro do de 2021 para uso exclusivo para o sistema de tratamento de Osmose Reversa.

“O Samae busca entregar ao consumidor uma água de qualidade através de soluções socioambientais com economia, segurança, racionalidade e preservação dos recursos naturais”, comenta o diretor do Samae, Alisson da Silva.