Aprender para ensinar – alunos conhecem jogo mancala
O jogo de tabuleiro de origem africana também conhecido como o Xadrez do Oriente
Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei tiveram um componente curricular diferente neste primeiro trimestre: o jogo Mancala, que é um jogo de tabuleiro de origem africana também conhecido como o Xadrez do Oriente ou também chamado jogo da semeadura ou jogo de contagem e captura.
O professor João Fabrício Somariva ensinou aos alunos as regras, que construíram seus jogos e na última semana, estiveram na Escola Demétrio Bettiol passando para os alunos do 5º ano o conhecimento que foi adquirido com o trabalho realizado. “Foi uma atividade divertida de interação onde os próprios alunos conduziram os trabalhos, e ao retornar para a escola trouxeram falas positivas e entusiasmadas”, declara a diretora da Escola Cristo Rei, Barbara Stackoski.
O professor João Fabrício explica que o Mancala é uma família de jogos de tabuleiro, com distintas variantes em culturas muito antigas, fundamentalmente africanos e também asiáticos que comportam uma série de características comuns.
“Foi incrível participar dessa atividade, fomos na Escola Demétrio Bettiol ensinar a história e o jogo Mancala, que é original da África há cerca de sete mim anos e é considerado o pai dos jogos”, comenta o aluno Miguel Padilha.
“A direção da Escola Cristo Rei parabeniza o belo trabalho do professor e agradece a diretora Daniela Dal Pont, da Escola Demétrio Bettiol pela acolhida”, finaliza Barbara.