Atletas e o esporte catarinense podem contar com mais investimentos do Governo do Estado para se desenvolverem cada vez mais.
Na manhã da última segunda-feira, 2 de novembro, o governador Jorginho Mello e o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, lançaram o Programa de Incentivo ao Esporte (PIE). Por meio da iniciativa, já a partir de 2025, o programa vai garantir R$ 75 milhões em investimentos para fomentar o esporte e a inclusão. A solenidade de lançamento do PIE foi no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
“Estamos cumprindo um compromisso com o esporte de Santa Catarina, de alocar recursos, criar condições. Esporte de todas as áreas, de todas as categorias vão poder ter chance e acessar esse fundo que conta com recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Nós vamos começar com o valor de R$ 75 milhões. Então eles vão fazer os projetos agora para poder se habilitar e a gente poder repassar esse dinheiro a partir do ano que vem. Eu não tenho dúvida de que o esporte tira gente da dificuldade, da marginalidade, faz com que o jovem tenha a expectativa e esperança de ser um ídolo, de ter uma oportunidade na sua vida”, disse o governador Jorginho Mello.
Para o presidente da Fesporte, investir em programas como o PIE tem impacto duradouro, tanto no desenvolvimento de novos talentos, quanto na consolidação de Santa Catarina como um polo esportivo de destaque no Brasil.
“Hoje é um dia muito importante para a história da Fesporte e também para os atletas catarinenses. Falo nos atletas porque são eles os principais beneficiados de um programa inovador e que tem tudo para revolucionar em muitos setores o esporte de Santa Catarina. Agradecer o governador Jorginho Mello por acreditar no PIE e garanto que no futuro a sociedade catarinense irá celebrar muito o surgimento deste programa que é um grande marco para o governo”, complementa Freibergue Nascimento.
Com os novos investimentos, novas modalidades e projetos de base serão contemplados, beneficiando atletas de diversas idades e categorias.
O edital para projetos interessados no Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) será lançado até o mês de março de 2025.
Cocal do Sul também esteve na solenidade de lançamento do PIE, através da comitiva composta pelo prefeito em exercício Erik Pereira Zeferino, Diretor de Esportes Jeam Reis e os atletas do Karatê Maria Luiza Guollo de Faveri Marcelino, Hyago Antunes Rodrigues e Victoria Frasson Souza.
Para o prefeito Erik Zeferino “o esporte é uma ferramenta para inclusão social, ajudando jovens a sair da marginalidade e a terem esperanças e oportunidades na vida e com esses investimentos, espera-se que Santa Catarina se consolide como um polo esportivo de destaque no Brasil, desenvolvendo novos talentos e promovendo o esporte em várias modalidades”.