Cocal do Sul: carnês do IPTU já estão disponíveis

Pagamento em cota única, no dia 18 de abril, garante desconto de 10%

Já estão disponíveis as guias para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. O vencimento da primeira parcela e também o valor em cota única é no dia 18 de abril. Para retirar a guia do IPTU no site é preciso ter em mãos o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel, acessando o link cocaldosul.sc.gov.br.

A responsável pelo Setor de Tributos, Magda Freitas, salienta que as guias podem ser retiradas na prefeitura mas se feito pelo site agiliza o atendimento e ainda evita filas e aglomerações. Além disso, a novidade esse ano é que o pagamento por ser feito via pix. E para os que preferirem, também podem pagar nas agências e aplicativos dos bancos conveniados à administração municipal: Caixa Econômica Federal, Sicoob e Banco do Brasil (apenas correntistas).

O IPTU poderá ser parcelado em até quatro vezes sem desconto, com vencimentos em 18 de abril, 18 de maio, 16 de junho e 18 de julho deste ano. Em cota única, os contribuintes têm desconto de 10%. As dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 3444-6022 ou 3444-6021.

Isenção

– Estão isentos do pagamento do IPTU todos os contribuintes aposentados e pensionistas que percebam renda familiar de até um salário mínimo e meio, que possuam um único imóvel no município e que tenham idade superior a 50 anos;

– Também estão isentos os portadores de doenças graves e terminais;

Descontos

– Desconto de 10% aos contribuintes que optarem pelo pagamento em conta única, até dia 18 de abril de 2023, cujos imóveis não tenham valores pendentes de IPTU, até 31 de dezembro de 2022;

– Desconto de 5% aos contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, até dia 18 de abril de 2023, cujos imóveis tenham valores pendentes de IPTU até a data de dezembro de 2022.

Coleta de lixo

Os proprietários de imóveis, que utilizam o Serviço de Coleta de Lixo Municipal, mas que não possuem fatura de água cobrada pelo SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Cocal do Sul, deverão retirar as guias para pagamento da cobrança da Taxa de Coleta de Lixo no Setor de Tributos da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul.