Cocal do Sul dá início à Campanha de Vacinação contra a Gripe

Doses já estão disponíveis nas unidades de saúde do município para os grupos prioritários

Começa nesta segunda-feira (25), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Cocal do Sul, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. A imunização é voltada aos grupos prioritários, entre eles crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

A campanha será realizada de 25 de março a 31 de maio, sendo 13 de abril o Dia D de mobilização nacional. Todas as unidades de saúde do município estão abertas para vacinar os públicos-alvo. “A vacinação é distribuída em grupos prioritários para evitar surtos da gripe, sobrecarregando os serviços de saúde”, explica a secretária de Saúde do município, Glícia Pagnan.

O cidadão precisa ter em mãos o seu cartão vacinal. O intuito é reduzir as complicações, internações e mortalidade devido às infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Veja quais são os grupos prioritários:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

Gestantes (podem ser vacinadas em qualquer idade gestacional)

Puérperas (que deram à luz recentemente)

Pessoas com 60 anos ou mais de idade

Trabalhador da Saúde

Professores do ensino básico a superior

Povos indígenas

Povos e comunidades tradicionais quilombolas

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso

Trabalhadores Portuários

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas