Alunos são destaque na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes foram recebidos no gabinete do prefeito e receberam uma homenagem pela participação na OBMEP

Os estudantes da rede municipal de ensino de Cocal do Sul foram destaque na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Eles estiveram nesta sexta-feira (8) na prefeitura municipal e foram homenageados pelo prefeito Fernando de Fáveri. A cerimônia aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta quinta-feira (7).

Na Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, foram seis alunos que receberam menção honrosa e foram classificados para a segunda etapa da OBMEP. Sendo eles Kerolyn Fernandes Rosseti, Cristian Silveira Gomes, Davi da Rosa de Souza, Gabriel Durante Sartor, João Paulo Andrade Maciel e Israel dos Santos Vieira.

A matéria favorita da estudante Kerolyn Fernandes Rosseti, de 12 anos, sem dúvida é matemática. Ela conta que sempre gostou de estudar e acredita que olimpíadas como essa são muito importantes. “Elas nos desafiam, foi muito gratificante ganhar a menção honrosa pois isso abre muitas portas para a gente; foi a minha primeira vez na OBMEP, mas já conquistei medalha de ouro e outras provas”, declara.

Além do interesse, dedicação e foco por parte dos alunos, as escolas têm se empenhado em incentivar os estudantes a mergulhar nos estudos a fim de obter bons resultados. Um grande exemplo é o projeto Clubinho da Matemática, que acontece no contra turno e oferece aulas focadas nesta disciplina, com professores qualificados e capacitados.

“Vemos que os nossos estudantes têm interesse em participar e se dedicam; eles nos procuram para saber da classificação e gosta muito de participar de provas como essa e também damos todo o apoio e incentivo”, pontua a diretora adjunta da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, Simone Quarezemin.

Uma das medalhas de bronze foi conquistada por Gabriel Engel de Souza da Silva, aluno da Escola Cristo Rei. O aluno foi acompanhado pela irmã Gabriele da Silva. Estiverem presentes no evento o secretário municipal de educação Luís Carlos de Melo, a diretora Bárbara Stackoski e a professora Ana Lucia Pintro.

“Eu apliquei na prova os conhecimentos que aprendi na sala de aula e foi um grande desafio; vou continuar estudando, me dedicando e assim conquistar mais medalhas”, comenta.

Gabriel aceitou o convite da organização e está participando do Programa de Iniciação Científica – PIC. “A premiação garantiu que ele receba uma bolsa de 100 reais por mês durante um ano. Assim ele pode ampliar o seu conhecimento científico e se preparar melhor para um futuro desempenho profissional e acadêmico”, explica a professora Ana Lúcia.

Bianca Martinhago Pandini, de 14 anos, recebeu menção honrosa e esse ano vai para a segunda fase. “Na prova, não usamos só matemática, mas também lógica, interpretação; sempre gostei muito de participar dessas provas, participo desde pequenas e é sempre um novo desafio”, declara.

Já a aluna Isabella Elizeu Echamendi, de 14 anos, também da Escola Cristo Rei, comenta que não é a primeira vez que participa da OBMEP e adora realizar provas como essa. “Essa é uma experiência inesquecível, me incentiva a estudar; quero ir atrás dos meus sonhos e ir conquistar mais medalhas, vou me esforçar para conseguir”, ressalta.