Com acumulado de 110mm em pouco mais de uma hora, Cocal do Sul se recupera dos estragos causados pelas chuvas
O fim de semana foi de muito trabalho, incluindo limpeza nas vias públicas e residências, e acolhimento às famílias
O município de Cocal do Sul foi fortemente castigado com as chuvas do último sábado (16). A estação meteorológica registrou um acumulado de 110mm de chuva em 1h20min, sendo o pico mais alto de chuva registrado entre 17h40min e 17h50min. Devido ao grande volume concentrado em um curto espaço de tempo, foram registradas diversas ocorrências de alagamentos, quando o sistema de drenagem não deu conta do escoamento das águas.
De acordo com a Defesa Civil, as ocorrências foram registradas em vias públicas, comércio, automóveis, indústria e residências, cujas localidades foram nos bairros Alphaville, Centro, Cristo Rei, Jardim Itália, Jardim Elizabeth, União, Vicentina, Monte Carlos, Brasília, Jatobá, Vila Nova, Guanabara, Rio Comprudente e Rio Perso.
“Uma indústria teve seu pátio de fábrica quase todo alagado; vias públicas interditadas; houve o rompimento de oito açudes de piscicultura; 32 pessoas receberam refeições durante a noite de sábado e quatro cestas básicas foram distribuídas”, detalha o relatório emitido pela Defesa Civil, por meio do coordenador regional, Rosinei da Silveira. As equipes da Prefeitura Municipal atuaram incansavelmente no auxílio para limpeza e restabelecimento, tanto no sábado, se estendendo pela madrugada e ao longo do domingo, com uso de duas máquinas retroescavadeiras, dois caminhões, um trator, cinco veículos e demais equipamentos e ferramentas.
Além dos danos causados na pavimentação de vias públicas, uma igreja também foi afetada, e também seis elementos do sistema de drenagem. Foi registrada também a queda de três muros, além de 31 residências afetadas, dois estabelecimentos de prestação de serviços e dois comércios. Também houve o registro de homens adultos feridos com escoriações leves na perna e 364 pessoas afetadas devido às chuvas.
“Domingo foi dia de trabalhar para restabelecer a liberação das vias públicas, além de limpezas nas ruas, com uso do caminhão hidro jato, e limpeza também nas residências e acolhimento às pessoas, além de desobstrução de bocas de lobo, nas quais foram encontrados objetos como lonas, sacos de lixo, porta de guarda-roupa e muito barro”, observa o prefeito Fernando de Fáveri. Ao longo da semana os trabalhos continuam sendo realizados pelas equipes, assim como também o monitoramento do tempo.