Décima edição da Cocalfest é marcada por sucesso, com grande presença de público
A festa de aniversário de 32 anos de emancipação de Cocal do Sul foi celebrada entre os dias 22 e 25 de setembro, resgatando história e tradição
Resgatando história, tradição, origens e costumes, a X Cocalfest aconteceu entre os dias 22 e 25 de setembro, celebrando os 32 anos de emancipação de Cocal do Sul. Ao longo dos dias de festa, que ocorreu pela primeira vez na Praça Coberta Mariza Terezinha Búrigo Pagnan, no centro da cidade, milhares de pessoas prestigiaram shows locais e nacionais.
O evento também contou com uma programação diferenciada, com atrações para todos os públicos. Além disso, outras atrações como feira cultural com exposição de artesanatos, espaço kids, gastronomia diversificada promovida pelas entidades do município, desfile rural e baile da melhor idade também abrilhantaram ainda mais a programação da festa, com shows de diversos gêneros que ocorreram praticamente o dia todo.
Escolha da Corte
Neste ano, pela primeira vez, a Escolha da Corte aconteceu dentro da programação da Cocalfest, na abertura da festa (22/09). Foi coroada a nova realeza, composta pela Rainha Esthéfani Possamai, I Princesa Nicole Stackoski e II Princesa Alessia Cervone. Ao todo, foram seis candidatas que desfilaram e fizeram seu discurso mostrando seus conhecimentos sobre a história da cidade e respondendo o porquê queriam representar Cocal do Sul na Corte da X Cocalfest.
Também abrilhantou a noite a forte presença das torcidas, caracterizadas por diferentes cores, com balões e cartazes, prestando apoio para cada uma das meninas, que esbanjaram simpatia e desenvoltura ao longo do evento.
Maior Minestra do Mundo
Um dos pontos altos da festa ficou por conta da ‘Maior Minestra do Mundo’, idealizada no ano passado pelo prefeito Fernando de Fáveri. Neste ano, a ministra superou os recordes do ano anterior, a qual foi servida a mais de três mil pessoas durante a festa, com uma panela de três metros de diâmetro.
De acordo com a organização, foram preparadas em torno de duas toneladas de ministra, com 120kg de feijão e 200kg de arroz. O que mais chamou a atenção foi o fato de usar a concha de uma restroescavadeira para despejar o arroz na panela. O município já iniciou os trâmites para registrá-la no ‘Guinness World Records’, como a ‘Maior Minestra do Mundo’.