Grupo de Fibromialgia reinicia atividades com hidroginástica
As atividades do grupo de apoio às mulheres com fibromialgia, vinculado à Secretaria de Saúde de Cocal do Sul, retornaram na noite de quarta-feira, dia 26, com as aulas de hidroginástica. A ação está dentro da campanha nacional “Fevereiro Roxo” e foi realizada no Centro Dia do Idoso.
A secretária de Saúde de Cocal do Sul, Giovana Galato, acompanhou a primeira aula. Para a participante do grupo, Maria do Carmo Honório, de 62 anos, a iniciativa ajuda a cuidar da saúde. “Gosto bastante desse grupo e me faz muito bem. Também faço outras atividades, mas estou muito feliz em estar aqui e ter melhorado. Vale a pena se cuidar muito, principalmente mente e corpo”, afirma.
O objetivo do grupo é a troca de experiências, acolhimento e de informações a respeito da doença. Os encontros presenciais serão semanais e vão contemplar diversas atividades como hidroginástica, realizada duas vezes na semana no Centro Dia do Idoso.
Uma equipe e-multiprofissional atua ligada ao grupo e conta com apoio psicológico motivacional, assistente social, educador físico, incluindo a hidroginástica. A novidade desse ano é a contratação de uma nutricionista direcionada para tratamento de mulheres com fibromialgia.
Dores crônicas em todo o corpo, cansaço extremo e distúrbios do sono são sintomas da fibromialgia. Se você possui o diagnóstico de fibromialgia e tem interesse em participar do grupo deve procurar a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul ou a agente de saúde do seu bairro para mais informações.

