Mais de 20 mil procedimentos são realizados no Pronto Atendimento 24h no mês de junho

Secretaria de Saúde divulgou o balanço das consultas em especialidades e saldo de exames liberados

Como de costume, a Secretaria municipal de Saúde vem divulgando o balanço das consultas em especialidades e saldo de exames liberados a cada mês e como está sendo empregado o recurso público nesta área. Além disso, o Pronto Atendimento 24 horas realizou 20.767 procedimentos somente no mês de junho.

“O Pronto Atendimento 24h continua salvando vidas, estabilizando pacientes e quando necessário encaminhando-os aos hospitais da região. A descontinuidade destes serviços traria aos hospitais uma taxa enorme de internações, e como estamos no período de inverno, o 24h consegue resolver a maioria dos problemas por aqui mesmo”, explica o secretário municipal de saúde, José Orlei Sartor. Ele acrescenta que o Pronto Atendimento realizou 3090 atendimentos médicos no último mês, sendo que 1387 pacientes ficaram em observação, foram medicadas e estabilizadas, recebendo alta sem a necessidade de internação.

O secretário de saúde menciona ainda que no último mês houve baixa procura pela vacina da gripe, mesmo após ter sido liberada pelo Ministério da Saúde a toda a população. “Por isso pedimos aos sul-cocalenses que se agasalhem bem e se hidratem satisfatoriamente, evitando possíveis consequências devido às baixas temperaturas”, orienta.

Além disso, embora a equipe da Secretaria de Saúde tenha adotado estratégias em relação às ausências em consultas e exames, através de contatos prévios para confirmar com os pacientes, foi registrado o total de 541 faltas. “Queremos esclarecer que esses exames e consultas são pagos com dinheiro público advindo dos impostos e cada um que falta a esses serviços faz com que se perca tempo e a fila de espera aumente”, ressalta Orlei.

Veja os números do mês de junho

Consultas em cardiologia: 189

Exames cardiológicos: 68