Conferência de saúde debate direitos, deveres e qualidade de vida

         Foi com o objetivo de lutar por melhorias nas políticas públicas para a saúde de Cocal do Sul que centenas de pessoas lotaram o auditório Edson Gaidizinski, na última sexta-feira. A IV Conferência Municipal de Saúde reuniu delegados, profissionais, representantes do poder público e comunidade. O encontro teve como tema central “Saúde e qualidade de vida. Políticas de estado e desenvolvimento”. Os participantes foram divididos em grupos onde discutiram sobre os três eixos propostos: desafios para efetivação do direito humano à saúde no século XXI: estado, sociedade e padrões de desenvolvimento; políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na seguridade social e a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde. 

           A secretária de saúde, Maria Salete Teixeira Búrigo acredita que importantes propostas e mudanças são originadas em conferências. “Sabemos que o SUS esta em permanente construção e para fazer com que ele avance é de suma importância a participação popular. Propomos e discutimos para que a saúde seja um direito de todos. Direto que coloca para a Secretaria Municipal de Saúde o grande desafio de fornecer e fortalecer o atendimento à população”, destaca.  

               De acordo com o prefeito, Nilso Bortolartto “a conferência é o reconhecimento de que há a necessidade de aprimorar cada vez mais o sistema de saúde no município”,  afirmou.  

              Mais de 200 pessoas participaram do encontro. Foram apresentadas quase 40 propostas, entre elas: criação de políticas para hábitos saudáveis, ampliação do serviço de saúde para idosos, portadores de necessidades especiais e do quadro de funcionários, bem como, investimento na qualificação profissional.   

             Durante a conferência, também, foram escolhidos os delegados que irão representar o município em nível estadual (relação abaixo). 

             Compareceram na conferência o prefeito municipal acompanhado pela primeira dama, Rosana Saccon Bortolatto; presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Possamai Della;  vereadores: Maria de Lourdes Correa Zanette e Edson Zomer, secretários de saúde, Maria Salete Teixeira Búrigo; administração, Volnei da Silva e educação, Arlei Bozelo Ponciano; gerente da secretaria regional de Criciúma, Marcos Rinaldo Fernandes; conferencista Luiz Antônio Silva, presidente do conselho municipal de saúde, Morgana Bosa Macari, entre outros.  

             A IV Conferência Municipal de Saúde teve como patrocinadores: Sesi Farmácias, Banco do Brasil, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Cocal e Recanto das Flores. O encontro foi uma realização da prefeitura municipal através da secretaria de saúde.