Professores recebem capacitação do Detran

           Capacitar e preparar os professores para que recebam informações, subsídios e material para que possam trabalhar o “Trânsito” na sala de aula de forma transversal durante o ano. Esse foi o objetivo do curso oferecido aos educadores da rede municipal pela secretaria de Educação de Cocal do Sul em parceria com o Detran, Departamento Estadual de Trânsito.   

           O encontro foi ministrado pelas psicólogas do Detran, Iara Souza e Lílian Schulze. Cocal do Sul foi o único município que recebeu o curso para todos os professores da rede municipal.

           O diferencial do encontro foi a distribuição do material para aplicação em sala de aula. Ele é ilustrativo, rico em informação e traz sugestões de atividades e exercícios para serem trabalhados de forma criativa e prazerosa. Segundo a psicóloga Iara Souza o trabalho é realizado em todo o Estado durante o ano letivo.  “O Detran espera melhorar o sistema de trânsito a curto, médio e longo prazo, principalmente no que diz respeito ao número elevado de mortes em Santa Catarina”, explica. O Programa existe há três anos. No ano passado capacitou cerca de 700 professores, atingindo 250 mil alunos da rede pública.  

            Para a professora Claúdia Francisco agora será possível trabalhar a questão do trânsito de forma consciente e clara. “O material alternativo vai prender a atenção das crianças, tornando a aprendizagem mais significativa e prática”, ressalta.  

            De acordo com o secretário de educação, Arlei Boselo o município tem motivos de sobra para se preocupar com o trânsito e é preciso planejamento e educação. “Uma rodovia Estadual corta nossa cidade e segundo dados do Detran o tráfego é de 1,7 veículos por habitante. Número considerado elevado para a segurança dos usuários. Também não existe sinalização eletrônica e os acidentes acontecem frequentemente. Trabalhar a conscientização, regras e socialização de como a pessoa deve se comportar dentro das escolas é um aprendizado para a vida e serve tanto para pedestres quanto motoristas”, ressalta. 

           Cerca de 150 professores do ensino infantil e fundamental participaram do curso. 

            Mais informações pelo telefone: 9623- 9761, Arlei Boselo.