Alunos da UNIdade Vida lançam cartilha sobre economia doméstica

          Preserve a natureza, economizando energia. Esse é o tema da cartilha educativa lançada pelos alunos que fazem parte das duas turmas da UNIdade Vida de Cocal do Sul. O trabalho é o resultado de uma aula prática e divertida que uniu pesquisa, humor, criatividade e consciência sobre a economia de água e energia no lar.    

           Rico em conhecimento, o material traz dicas simples para a economia doméstica. Ele une a experiência de homens e mulheres com mais de 40 anos e uma pesquisa intensa sobre como economizar água e energia. De forma ilustrativa, a cartilha orienta sobre a utilização de lâmpadas econômicas, uso da geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, microondas, forno elétrica, televisão, chuveiro, ferro elétrico e como evitar acidentes ao lidar com eletricidade. 

           A aluna Cândida Possamai acredita que essa foi uma forma que a turma encontrou para contribuir com o meio ambiente e aprender ainda mais.  “A iniciativa é importante porque tem muita coisa que as pessoas desconhecem. Hoje aplico em casa formas de economizar energia e água que não sabia. Foi uma prática construtiva que a gente espera estender para a comunidade”, ressalta. 

            A cartilha será distribuída, gratuitamente, para donas de casa, participantes de grupos de mães, idosos e escolas. Segundo a monitora, Marly Bastos Pinto o objetivo “é enfatizar a situação ambiental e sugerir medidas que, se adotada por todos, poderão melhorar a qualidade de vida das pessoas e da Terra”.  O material é de fácil manuseio, possui linguagem acessível, traz humor e é de utilidade.  

            O trabalho faz parte da disciplina de qualidade de vida ministrada pelo professor Giovan José Orion Bonotto. Para a aluna Mariza Pagnan a iniciativa ampliou o conhecimento e vai provocar mudanças. “A gente faz muita coisa errada. Vimos que para minimizar os impactos com o meio ambiente, as atitudes são mais simples do que parecem. Nossa pesquisa nos mostrou dicas aplicáveis, realidades assustadoras e a certeza de que precisamos fazer a nossa parte”, afirma.  

            A UNIdade VIDA (antiga faculdade alternativa para pessoas com mais de 40 anos) é uma parceria entre Prefeitura Municipal e Instituto Hermann Spethmann e conta com cerca de 50 participantes. A confecção da cartilha também contou com o apoio da COOPERCOCAL.