Creche municipal: Orientações sobre primeiros socorros deixam pais e profissionais em alerta

            Como agir com crianças em situação de emergência? Esse foi o tema tratado no encontro que reuniu pais e profissionais da Creche Morada da Alegria de Cocal do Sul. Cerca de 50 pessoas participaram e aprenderam na prática sobre os primeiros socorros.  A palestra foi ministrada pelo Cabo Marques (Corpo de Bombeiro de Urussanga) com auxilio de bombeiros comunitários.  

             Marques explicou que o número de incidentes com crianças é alto no Brasil. “Primeiro é preciso ter calma. Os casos mais comuns são com objetos pequenos e líquidos que podem provocar engasgamento e levar a criança à morte se não socorrida de imediato. Também é importante tomar cuidado com baldes, bacias, produtos de limpeza, folhagens (tóxicas para as crianças), quedas de escada, picadas de insetos, tomadas, entre outros. Para cada situação repassamos os procedimentos e a atenção que os pais e profissionais devem prestar e ter”, explica.

              O trabalho de conscientização acontece todos os anos e serve para mostrar que os pais são capazes de resolver determinados casos e saber o que é permitido ou não para a criança. “A iniciativa da escola e a atenção dada à prevenção é louvável. É uma questão de visão e todos ganham. Os pais e profissionais podem socorrer as crianças na prática. São procedimentos simples e de fácil atuação até o socorro especializado chegar. Às vezes, perde-se uma vida por falta de conhecimento”, ressalta cabo Marques.

               Segundo a diretora Mirttiz Bez Fontana a educação não parte apenas da escola, começa na família. “Temos uma responsabilidade grande com essas crianças e se conseguirmos manter esse elo com certeza haverá menos risco e acidentes e maior será o cuidado e a conscientização”, afirma.  

                 A auxiliar de serviços gerais, Elezi dos Santos participa dos encontros há quatro anos. Para ela a relação com a escola e o conhecimento adquirido deixa a família mais segura. “É importante a gente saber como lidar. Já passei por uma situação complicada. Minha filha perdeu o fôlego enquanto chorava. Graças as orientações do corpo de bombeiro soube  socorre-la”, explica. 

                  A creche conta com cerca de 40 crianças de oito meses e dois anos.

                  Mais informações pelo telefone 3447-1471, falar com Mirttiz.