Merendeiras participam de concurso e receita vencedora entra para o cardápio da escola
Colocar em prática a criatividade das merendeiras, valorizar o trabalho e diversificar o cardápio da merenda escolar. Esse foi o objetivo do primeiro concurso “Receita Premiada” realizado pela secretaria de educação de Cocal do Sul. Cada escola municipal participou com uma receita elaborada com ingredientes disponíveis na instituição.
Segundo a nutricionista, Ana Paula Canuto De Lucca a receita precisava ser nutritiva, prática, de boa aparência e fácil de servir para as crianças. “As merendeiras tiveram que usar a criatividade para apresentar um lanche saudável. Leite condensado, creme de leite, coco, queijo ralado, chocolate em barra, por exemplo, não foram permitidos. Quem ganha são os alunos, pois as receitas além de gostosas, chamam a atenção e são ricas em ingredientes naturais”, ressalta.
A receita vencedora foi a esfirra de carne, da creche Morada da Alegria, de Perpetua Camilo Bloemer e Gislaine Regina Da Rolt Mello. Elas utilizaram limão, tomate, carne de soja, cebola, entre outros. “A gente cresce com essas iniciativas e o beneficio é revertido para as criança. Com isso, conseguimos tirar do cotidiano as guloseimas inserindo alimento nutritivo e aprovado pelos alunos”, ressalta Gsilaine.
Também se destacaram e foram premiadas as receitas de bolo de laranja com casca, do Cantinho Alegre e o de banana, do Recanto Feliz. Catorze merendeiras apresentaram seus pratos que foram degustados e selecionados por quatro jurados. Para Albertina Pessoa Domingos que trabalha há 15 anos como merendeira o concurso serve de estímulo e incentivo. “É uma forma da gente correr atrás, inventar, fazer diferente”, afirma.
Paralelo ao concurso, as merendeiras também participaram do curso sobre higiene e manipulação de alimentos. A receita vencedora será incorporada no cardápio da escola a partir de agosto.
Mais informações pelo telefone: 9931-8677, Ana Paula.