Secretaria de saúde de Cocal alerta para os cuidados para evitar a meningite

            Diante dos surtos de meningite viral que vem acontecendo na região e no estado, a secretaria de saúde de Cocal do Sul faz o alerta aos moradores do município. Geralmente benigna, a meningite viral é caracterizada por um quadro clínico de alteração neurológica que, em geral, apresenta boa evolução. Ou seja, é a inflamação das meninges, as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central.  A doença atinge pessoas de qualquer idade, mas principalmente crianças.  Existem vários tipos de meningite e a mais perigosa é a bacteriana que pode deixar graves seqüelas e até matar. Como a transmissão pode ser oral, recomenda-se a população a tomar todas as medidas possíveis.

            Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Gilmara Viel alguns casos foram encaminhados para Criciúma, mas ainda não há registro da constatação da doença. “Embora sob controle em Cocal do Sul, o que nós pedimos é para que as pessoas tomem consciência e mantenham os cuidados necessários para evitar o contágio, como: manter os ambientes abertos e ventilados, higiene nos banheiros, lavatórios e bebedouros, cuidados com a higiene pessoal, lavar freqüentemente as mãos, consumir água de boa qualidade (tratada e fervida), entre outros”, orienta.  

             Os principais sintomas da meningite são febre alta, forte dor de cabeça, vômitos, rigidez na nuca (dificuldade de baixar a cabeça) e manchas avermelhadas na pele. “A meningite pode ser curada se diagnosticada e tratada a tempo. Por isso, ao aparecimento de qualquer um dos sintomas, o paciente deve se dirigir a uma unidade de saúde, uma vez que a doença só é detectada através de uma avaliação médica”, finaliza.