Campanha de vacinação contra a Gripe A começa nesta segunda-feira

            A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul inicia, na próxima segunda-feira (8), a campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1). A mobilização é uma iniciativa do Ministério da Saúde juntamente com as secretarias estaduais, municipais e vigilância epidemiológica.  Em Santa Catarina a meta é imunizar 2,8 milhões de pessoas, divididas em cinco grupos. Ou seja, 80% do público alvo.

             A primeira etapa consiste na vacinação de profissionais de saúde e indígenas e vai até dia 19 de março. No segundo grupo estão as grávidas, os doentes crônicos e as crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias. Em seguida, será a vez dos adultos de 20 a 29 anos. A quarta etapa é composta por idosos que sofram com doenças crônicas elegíveis, e que receberão, simultaneamente, a vacina contra a Gripe A e a vacina contra a gripe comum (sazonal). O restante da população nesta faixa etária (acima de 60 anos) receberá apenas a vacina contra a gripe comum. No último grupo estão os adultos de 30 a 39 anos. 


            Segundo a enfermeira, Gilmara Viel é importante se atentem e sigam o cronograma para fazer a imunização. “O objetivo da campanha é diminuir o número de pessoas infectadas e garantir qualidade e vida”, ressalta. A campanha deve se estender até o dia 21 de maio. Serão 11 semanas de trabalho conjunto.  

 A gripe A em Santa Catarina


            Santa Catarina conta com casos da doença desde a primeira onda de infecção no Brasil, em maio do ano passado. Dos mais de 7 mil casos suspeitos, foram confirmados, através de exames, 2.484 casos, dos quais 140 foram a óbito. O fim do Verão e a queda nas temperaturas vão facilitar
a chegada da segunda onda da doença, e a tendência é que, a partir de agora, o número de pessoas com problemas respiratórios aumente em relação aos primeiros meses do ano. A campanha de vacinação pretende se antecipar ao Inverno e garantir uma redução significativa na quantidade de
infectados pela gripe A em comparação a 2009.
 
Orientação

             Além da imunização é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas básicas de higiene, para evitar a transmissão do vírus, como lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de
atividades físicas.
  

Calendário de vacinação contra a Gripe A (H1N1) em Cocal do Sul:  

1ª etapa (08/03 a 19/03): funcionários/saúde 

Locais/ Unidades de saúde:

08/03 -bairro Vila Nova,

09/03 – Jardim Itália,

10/03 – Horizonte,11/03

– CAPS. Os profissionais que atendem nos bairros Boa Vista e Centro, a vacina será feita na Unidade Central.

 2ª etapa (22/03 a 02/04): grávidas em qualquer período de gestação, crianças de 6 meses até menores de 2 anos. 

Locais/Unidades de Saúde:

22/03 a 23/03 – Horizonte,

24/03 a 26/03 – Vila Nova,

29/03 a 30/03 – Boa Vista,

 22/03 a 26/03 – Jardim Itália.  

Obs: Todas as gestantes e crianças de seis meses a dois anos serão encaminhadas todas para referência nessas datas. Exceto Jardim Elizabete que fará em sua unidade.A vacina pneumococos iniciará juntamente com a vacina H1N1para crianças de seis meses a dois anos.  

3ª etapa (05 a 23 de abril): Adultos 20 a 29 anos

Locais: Em todas as unidades e referência,

Sábado (10/04): a confirmar,

Sábado (24/04): Campanha Nacional 

4ª etapa (24/04 a 07/05): idosos a partir de 60 anos que apresentam alguma doença crônica, coincidindo com a campanha de vacinação do idoso que é realizada anualmente.Grupos especiais independente da idade. 

5ª etapa (10/05 a 21/05): Adulto com 30 a 39 anos.  A partir do mês de abril a vacina estará em todas as unidades e no pronto atendimento anexo a unidade referencia. 

 Para melhor esclarecimento procure as equipes de saúde mais próximas de sua casa.