ProJovem atende 30 adolescentes em Cocal do Sul

            O ProJovem Adolescente, serviço sócio educativo de convívio, beneficia 30 adolescentes entre 15 e 17 anos, desde outubro do ano passado, em Cocal do Sul. O programa é coordenado pela assistente social Paula Thomaz Zavarise e visa complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito à convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino.        

             De acordo com o secretario de Assistência Social, Geraldo Silveira “o objetivo do programa é promover a inclusão de jovens qualificando-os e valorizando a sua participação social através de atividades sócio educativas no município”. A iniciativa prioriza adolescentes que pertençam as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), que tenham participado do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e estejam vinculados ou tenham sido inseridos no serviço de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual. “Durante esses nove meses realizamos o resgate de adolescentes, dos valores familiares e oficinas em condição de aprendiz para fortalecer o vínculo da sociedade com o adolescente beneficiado pelo programa, bem como, o retorno ao processo educacional”, explica o secretário.        

           Os beneficiários do ProJovem e as famílias  também dispõem de uma série de atendimentos especiais na área da assistência social, como: acompanhamento do serviço social, psicólogos e parcerias com as áreas de educação e saúde, “Estamos satisfeitos com os resultados. Muitas mães têm nos procurando para conversar e agradecer pelas mudanças por meio desses benefícios”, destaca Geraldo.            

            Com os resultados adquiridos, a pedido do prefeito Nilso Bortolatto um novo projeto complementar que prioriza o trabalho, voltado ao encaminhamento e capacitação para inclusão no mercado do trabalho desses adolescentes a partir dos 18 anos está sendo desenvolvido. “Temos que pensar não só no agora e, sim, criar oportunidades e estratégias futuras para inclusão no mercado do trabalho”, finaliza Bortolatto