Cocal do Sul abre Semana da Pátria

               Foi ao som da banda marcial do município que Cocal do Sul abriu a Semana da Pátria nesta quarta-feira, 1º de setembro. Centenas de alunos e professores de escolas municipais, estaduais e particulares participaram. A solenidade buscou levar a sociedade uma reflexão sobre os valores cívicos nacionais e estaduais. As bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Cocal do Sul foram hasteadas pelo prefeito Nilso Bortolatto, secretários de administração Ângelo Vicente Cipriano e agricultura Edson Rosso, respectivamente. A cerimônia aconteceu na praça da igreja matriz e também contou com apresentações de reverência a Pátria de escolas da rede municipal.   

               Segundo o prefeito Nilso Bortolatto a administração pública tem cumprido sua função com o resgate da cidadania junto à população, em especial com os alunos da rede municipal que estão inseridos neste contexto. “É a valorização de nossos cidadãos, de nossos jovens e estudantes. Eu destaco sempre que o civismo é uma porta aberta para a cidadania, pois não existe cidadania sem civismo. Quando todos nós praticamos a brasilidade a pessoa passa a valorizar a sua Nação, seu bairro, sua rua, ela valoriza o bem público. A semana é um momento especial e todos nós temos papel importante  para desempenhar na sociedade e em nossa Pátria”, ressaltou.         

                Na próximo sexta-feira (03), a secretaria de educação realiza o encerramento da semana da Pátria com o hastemento e arriamento das bandeiras. O ato também vai contar com a participação das escolas e comunidade em geral, às 8h30min e 18h, respectivamente.      

                Já o desfile cívico acontece no dia 7 de setembro, às 8h30min, na rua Maximiliano Gaidzinski (em frente as empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos). Ele será animado pela Banda Marcial do Município. Quinze escolas estaduais, municipais e particulares, bem como, o Cala/Apae, departamento Municipal de Esportes e o Proerd irão destacar seus projetos.        

               Segundo o secretário de educação, esporte e cultura Arlei Boselo Ponciano o diferencial este ano será o destaque para os 50 anos das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos. “A homenagem irá abrir o desfile. Será um momento marcante por tudo o que a empresa representa para a cidade e para as famílias. Toda a comunidade esta convidada a participar. Será um grande desfile e cada escola vai trazer o seu diferencial”, conclui.            

                 Participaram também da abertura da Semana da Pátria o vice-prefeito, Valdemar Bettiol, os secretários de indústria e comércio Edson Zomer, o procurador Rafael Colombo e diretoras de escolas.