Bordado foi o diferencial da 4ª Expoarte em Cocal do Sul

              A combinação de técnica e criatividade resultou na comercialização de milhares de peças artesanais em Cocal do Sul. Confeccionadas pelos grupos de mães, elas foram expostas na 4ª Expoarte (Exposição de Artes). Durante o evento que encerrou na noite desta quarta-feira, 08, foram apresentadas as novas tendências. A novidade este ano é o bordado. Segundo a monitora Lurdete Cechinel Maccari todos os anos é trabalhado com foco em uma técnica. “No ano passado o destaque foi para a pintura e este ano optamos pelo bordado. Tudo isso para que as mães não fiquem apenas produzindo em cima de uma linha ou técnica. A gente abre um leque de oportunidades para que elas possam também ter opções”, ressalta.

              Além do bordado, pintura, crochê  e tricô foram apresentados. Produtos como toalhas, quadros, roupas, assessórios, almofadas, sacolas ecológicas, entre outros, puderam ser conferidos e comercializados.   Centenas de pessoas passaram pelo local e se surpreenderam com as peças, como é o caso da dona de casa Cleusa Maria Vieira. “É tudo muito bonito e de qualidade. Elas têm mãos de ouro”, admira. Paras as mães, a exposição também é sinônimo de negócio. Lourdes Redivo Colossi vendeu cerca de 10 peças. “Valeu a pena. O clube de mães ajuda a gente a ter boas idéias e a Expoarte serve de vitrine. Uma ótima oportunidade para incrementar a renda”, afirma.

              O evento também foi prestigiado pelo prefeito, Nilso Bortolatto. A Expoarte é uma realização da secretaria de Ação Social e conta com a participação de cerca de 600 mães do município divididas em 23 grupos. O evento foi realizado no salão da igreja matriz. Segundo o secretario de ação social e da família, Geraldo Silveira “a iniciativa valoriza os grupos, o trabalho das monitoras, mostra a capacidade e criatividade das participantes, além de estimular e divulgar o aprendizado adquirido durante o ano”, ressalta.