Cursos estimulam agricultoras de Cocal para produção e comercialização de produtos

              Dois grupos de mulheres das comunidades de Linha Espanhola, Rio Comprudente e Jardim das Palmeiras realizaram esta semana os cursos de Conserva de Frutas e Confeitaria. Durante quatro dias (dois para cada modalidade) elas aprenderam toda a parte de geléia, doce de corte, conservas em geral, docinho, salgadinho, tortas, entre outros. Cerca de 30 mulheres participaram.             

              Segundo a extensionista da Epagri, Adreane Scopel o objetivo dos cursos é profissionalizar a família rural. “Este é um caminho para uma alternativa de renda para aquelas que têm interesse em produzir. Hoje, de duas a três famílias por comunidade executam o trabalho para confecção de algum tipo de produto e comercializam”, explica.          

               A oportunidade também é importante para a vida pessoal das participantes. “A mulher se sente motivada, socializada e com novas idéias para abertura de comércio através de um trabalho aperfeiçoado e que ela já vinha executando de forma caseira. Além disso, elas também recebem dicas de nutrição para que possam ter em família uma alimentação saudável”, afirma Adreane.  

               Os cursos são gratuitos e oferecidos há 15 anos em Cocal do Sul numa parceria entre Prefeitura Municipal, Epagri e Senar. Mais de 10 serão realizados este ano no município. Nos dias 26 e 27 de abril será a vez do curso de pescado.