FUNDAC realiza 1ª Campanha do Lixo Eletrônico em Cocal

            A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Cocal do Sul vai realizar até o dia  17 de junho a 1ª Campanha do Lixo Eletrônico. Esta será uma das ações para chamar a atenção para o dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no próximo domingo (5 de junho).   

           De acordo com o engenheiro ambiental, Gustavo Carrer todo o lixo recolhido será encaminhado para empresas especializadas na reciclagem e destinação final adequada de lixo eletrônico. “Nós queremos que a população participe e se conscientize quanto a importância desta ação, pois sabemos que há muito lixo eletrônico no município em desuso ou sendo jogados em locais impróprios”, explica.            

             São considerados lixo eletrônico materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, aparelho DVD, rádio, telefones comuns, ar condicionado, CPU, placas de computador, vídeo cassete, cabos diversos, cerca elétrica, entre outros materiais que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana. “Na composição dos equipamentos eletrônicos existem substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio e arsênio altamente perigosos à saúde humana. Além disso, para se produzir os aparelhos também são utilizados compostos químicos que demoram séculos para se decompor no meio ambiente. Em contato com o ar, as águas e o solo, e por exposição direta ou indireta via água de abastecimento e alimentos, essas substâncias podem causar distúrbios no sistema nervoso, problemas renais e pulmonares, câncer e outras doenças, podendo, inclusive, afetar o cérebro”, destaca Gustavo.     

               Os interessados em contribuir com o meio ambiente devem entregar os resíduos na Fundac, na Avenida Polidoro Santiago (quase em frente a Coopercocal).

              Outras informações pelo telefone: 3447-4693