Panfletagem e orientação marcam o dia mundial contra hepatite em Cocal

            A equipe da secretaria de saúde de Cocal do Sul foi às ruas na manhã desta quinta-feira (28) para chamar a atenção da população. A ação marca o dia Mundial Contra Hepatite. Orientações e panfletagem foram realizadas na Polícia Rodoviária e nos estabelecimentos comerciais no Centro da cidade. De acordo com a coordenadora epidemiológica, Gilmara Viel o objetivo dos profissionais é alertar a população sobre a doença que cresce a cada ano. “Em Cocal do Sul os casos são preocupantes. Nós temos 10 casos confirmados em 2011 e 20 pessoas fazem o tratamento contra a doença. Sabemos também que tem aquelas pessoas que estão com a doença e desconhecem. Por isso pedimos para que a população se informe sobre a doença e se cuide, a prevenção é o melhor remédio”, destaca.             

               Dados atuais traduzem a importância da detecção precoce e tratamento das hepatites virais B e C; 5% a 10% dos indivíduos infectados com o vírus B cronificam. Caso a infecção ocorra durante a gestação ou parto, a chance de cronificação é cerca de 85% e a manifestação da hepatopatia crônica bem mais precoce. Metade dos casos crônicos evolui para doença hepática avançada (cirrose e/ou carcinoma hepatocelular). A cronificação da hepatite C é mais freqüente, gira em torno de 80% a 90% dos casos diagnosticados, geralmente tardiamente, pois é uma doença silenciosa, a maioria dos pacientes se descobre portador tardiamente. Desde 1994 foram notificados 13.293 casos de hepatite B e 7.349 casos de hepatite C em Santa Catarina.       

                 A maior estratégia para vencer esta epidemia silenciosa, além do uso do preservativo será a intensificação da vacina contra hepatite B, é a maior arma na prevenção dessa doença, que tem como maior fator de risco a transmissão sexual (50%). A vacina se encontra em todos os postos de vacinação para toda população até 24 anos e outras populações mais vulneráveis, a meta para 2012 será a ampliação até 29 anos. Além disso, toda gestante tem garantido seu direito à vacina contra hepatite B, independente da faixa etária, além do exame sorológico para hepatite, este exame vai identificar a gestante portadora e indicar a profilaxia do bebê, reduzindo a transmissão vertical.