Saúde de Cocal do Sul é destaque na região, segundo Ministério da Saúde

              O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 1º, em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012). A ferramenta avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Santa Catarina teve o melhor desempenho do Brasil, com nota 6,29, estando acima da média nacional que obteve índice de 5,47. Cocal do Sul é um dos municípios destaque e os números são considerados excelentes se levar em conta os dados nacionais. O município ficou em terceiro lugar na região da Amrec, com média 7,12, atrás apenas de Treviso e Nova Veneza que obtiveram  média 7,36 e 7,27, respectivamente.

                Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.             

                 Segundo o secretário de saúde, Sidney Duarte de Oliveira esse resultado  representa o grande investimento que a administração, através do Prefeito Nilso Bortolatto, vem fazendo nos últimos anos. “Nós investimos no ano passado em saúde 21% da sua receita, ou seja, aproximadamente R$ 7 milhões. Entregamos mais uma estrutura do ESF e, até o final do ano, estamos concluindo outra sede própria no Guanabara. Estamos também renovando a frota. Três veículos e uma van para o transporte de passageiros foram adquiridos, além dos serviços, especialidades, novas contratações de médicos e volta da abertura da Unidade de referência aos finais de semana. Tudo isso  faz com que tenhamos qualidade nos serviços prestados pelo setor público e nos deixa satisfeito, porque estamos no caminho certo”, ressalta.

A avaliação 

                 O índice avalia com pontuação de 0 a 10 a municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados

                 .O IDSUS é formado por seis grupos homogêneos e leva em consideração a análise concomitante de três índices: de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), de Condições de Saúde (ICS) e de Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM). Basicamente, os grupos 1 e 2 são formados por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população; os grupos 3 e 4 têm pouca estrutura de média e alta complexidade, enquanto que os grupos 5 e 6 não têm estrutura para atendimentos especializados. A proposta é unificar em grupos cidades com características similares.O levantamento de dados para divulgação do IDUS 2012 será realizado a cada três anos. Desde a idealização até a fase de finalização, o índice foi construído com a participação de vários segmentos do governo, técnicos, acadêmicos e com a participação e aprovação do Conselho Nacional de Saúde. 

Os melhores colocados da Amrec 

Treviso: 7,36

Nova Veneza: 7,27

Cocal do Sul: 7,12

Forquilhinha: 7,11

Içara: 7,02

Lauro Muller: 6,99

Criciúma: 6,67

Urussanga: 6,67

Morro da Fumaça: 6,45

Siderópolis: 5,96