Projeto de construção gratuita de viveiros de peixes já é sucesso em Cocal do Sul

          O programa de incentivo à piscicultura vem beneficiando gradativamente o agricultor de Cocal do Sul. No ano passado, mais de 11 mil/m² de viveiros para a criação de peixes foram abertos no município. Esta semana, a Prefeitura Municipal deu início a abertura de mais uma propriedade na comunidade de Rio Comprudente que espera produzir em uma área alagada de 1 mil/m², em torno de 3 mil quilos de peixe por ano.  

           O projeto é uma realização da Prefeitura de Cocal do Sul em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério da Aquicultura e Pesca. No ano passado ele recebeu incentivo do Governo Federal que entregou uma máquina de uso exclusivo para a abertura de açudes. Segundo o prefeito Ademir Magagnin “o objetivo é fazer pequenos açudes nas propriedades rurais de agricultores familiares, para que estes tenham mais uma fonte de renda e também fonte de proteína alimentar. Nós já temos no cronograma para os próximos meses, cinco viveiros para serem abertos que terão potencial para produzir mais de 10 mil quilos de peixe por ano”, destaca.  

            Embora o interesse dos agricultores na produção de peixe de água doce venha crescendo no município, o engenheiro agrônomo da Epagri, Cleiton Pereira alerta para a profissionalização do negócio. “Como atividade de subsistência o projeto já é sucesso no município, mas precisamos profissionalizar. O produtor precisa fazer curso de profissionalização para poder estar atento a qualidade da água, alimentação dos peixes e manejo, para pode assim ampliar a área e expandir o negócio. Nossa região tem uma produção ainda insuficiente e o mercado par a compra desse produto deve aumentar muito. E é para isso que precisamos preparar nossos produtores”, ressalta.  

             Com o objetivo de valorizar o produto dos agricultores do município, a Prefeitura de Cocal do Sul por meio da secretaria de Agricultura em parceria com a Epagri agora se prepara para a realização da Feira do Peixe Vivo.