Crianças e adolescentes conhecem Aterro Sanitário no dia do meio ambiente

             No dia Mundial do Meio Ambiente, as crianças e adolescentes atendidas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cocal do Sul aproveitaram para fazer uma visita monitorada ao Aterro Sanitário, na localidade de Rio América, em Urussanga. A iniciativa faz parte projeto desenvolvido com os grupos sobre o meio ambiente. O objetivo da visita é conscientizar e sensibilizar sobre as questões do consumismo e destinação adequada dos resíduos sólidos, esclarecer sobre o funcionamento e sua importância, os serviços que o Departamento de Limpeza Urbana presta e o que as pessoas podem fazer para deixar a cidade cada vez mais limpa, bonita e agradável.

             O grupo foi acompanhado pelos técnicos do CRAS e da Secretaria de Ação Social e da Família e Epagri. A proposta de uma visita monitorada é estimular a conscientização e valorizar todo o processo de tratamento do lixo pensado, com foco na preservação do meio ambiente. “Conhecer o aterro foi muito bom, pois acho que vamos nos conscientizar um pouco mais na hora de produzir tanto lixo, procurar dar um destino certo para cada coisa e também aos materiais descartáveis procurar separar e deixar limpinhos, pois no aterro tem pessoas que fazem a separação e não merecem pegar materiais sujos e mal cheirosos”, ressaltou a aluna Adrian Maximiano Bittencourt.

              De acordo com a coordenadora da Secretaria de Ação Social e da Família, Lourdete Cechinel Maccari os alunos também ficaram sabendo que todo o lixo produzido em Cocal segue para o aterro. “É necessário que mostremos na prática todo o histórico da produção do lixo até os seus malefícios ao meio ambiente e a nossa saúde”, destaca.