Educação premia alunos com melhor desempenho na primeira fase da Olimpíada de Matemática com tablet

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul premiou com um tablet os dois primeiros colocados das escolas municipais Demétrio Bettiol e Cristo Rei que obtiveram melhor média na Primeira Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A entrega da premiação foi realizada em cada escola e contou com a participação do Prefeito, Ademir Magagnin, da vice, Cirlene Gonçalves Scarpato e da secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin. Os alunos Michael de Bona, da escola Cristo Rei e Roger Bertan da Rocha, da Demétrio Bettiol foram os ganhadores. Além disso, todos os quase 40 alunos que passaram para a 2ª fase da Olimpíada receberam certificado.

“Eu não esperava, estou muito feliz. Eu gosto de matemática e estou aprendendo a gostar ainda mais. Agora vou me dedicar muito mais para a segunda fase da Olimpíada. Sinto-me valorizado”, afirmou um dos alunos destaque Michael De Bona. Para o prefeito a importância deste programa está no que o aluno leva para a vida e não no prêmio em si. “O que fica na memória de cada um, eles levarão para toda a vida. É assim que a gente faz educação. Esperamos incentivar sempre e que nas próximas oportunidades agente possa contar com a dedicação e o esforço de todos os alunos”, ressaltou Magagnin. Para selecionar os alunos destaques foram utilizados critérios de nota de corte que depende do desempenho de cada nível. Foram destaque os alunos que obtiveram no mínimo 8 pontos no Nível 1 e 10 pontos no Nível 2. Nas Olimpíadas tradicionais de  matemática se considera bom desempenho quando os alunos atingem 10 pontos dentre os 20 possíveis.

Olimpíada Municipal de Matemática

A Secretaria de Educação também entregou durante a premiação do tablet, os certificados de participação aos alunos que participaram da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Municipais de Cocal do Sul (OMEMCS 2013). A Olimpíada é um projeto inspirado nas Olimpíadas Nacionais e direcionado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais. O número de alunos participantes superou a expectativa. Foram 142 alunos envolvidos, sendo 56 da Escola Cristo Rei e 86 estudantes da Demétrio Bettiol.  Para apoiar esse projeto foram criados os clubinhos de matemática que estão atendendo aproximadamente 90 alunos inscritos. Para as professoras responsáveis Diana Morona, Maria Albertina e Ana Lúcia Pintro há uma discussão grande entre as educadoras sobre as estratégias necessárias para efetivar esse trabalho e garantir a frequência e o interesse dos estudantes.

“Não é um trabalho fácil. Em breve gravaremos um vídeo falando sobre nossos objetivos, expectativas e a importância da família no sentido de incentivar seus filhos a participarem”, destacam.

Alunos Classificados para a 2ª Fase da Olimpíada Nacional

ESCOLA CRISTO REINível I (6º e 7º Ano)

Alisson da Silveira

Sérgio Mafioletti Junior