Teatro aborda abuso sexual infantil em Cocal do Sul

Em tempos em que as crianças são frequentemente vítimas de abusos sexuais, o município de Cocal do Sul, preocupado com a prevenção à violência, realizará nesta quinta-feira, 14, mais uma ação para orientar os pequenos para a própria defesa de forma lúdica e divertida.

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) apresentará, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, às 8h30 e às 14h, a peça teatral “Vim ver Maria”. O trabalho é interpretado pelo Grupo Teatral Soarte, de Ourinhos- SP. A peça conta a história de Maria, a filha caçula da família que sofre abuso sexual dentro de casa. Durante a narrativa, o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, vergonha e, em seguida, as atitudes que irão levar ela a enfrentar a situação e denunciar. A peça se propõe a mostrar essa realidade para as crianças de uma maneira direta, com humor e orientação.

“A Secretaria de Assistência Social através do CREAS e Conselho Tutelar devem acima de tudo fazer a proteção da criança conforme estabelece o ECA, papel este que deveria ser evidenciado pela família e que passa a ser negligenciado e, muitas vezes, com traumas profundamente difíceis de serem resolvidos. Portanto, a Prevenção e a identificação precoce farão toda a diferença na conduta e no tratamento se necessário. Por isso da importância de eventos como esse”, afirma a Secretária de Assistência Social, Sinara Crippa Milanez.

Em parceria com a Secretaria de Educação, a peça será direcionada para crianças de 6 a 10 anos da rede municipal e estadual. Ela já foi apresentada para mais de 100 mil crianças pelo Brasil. “A ideia principal do espetáculo é atingir o público infantil para trabalhar a violência de forma mais lúdica, além de ensinar a criança que não tem culpa e que precisa denunciar. Se ela não pode contar à família, que busque apoio aos órgãos públicos direcionados aos casos de abusos”, finaliza a Assistente Social, patrícia B. De Luca.