Cocal do Sul comemora primeira medalha de ouro na Olimpíada de Matemática durante premiação no Rio de Janeiro

Superar limites, vencer desafios, alcançar conquistas.  Esse foi o caminho que com determinação e dedicação levou o adolescente Gabriel Savi, 12 anos, a brilhar no topo do aprendizado da matemática no país. Nesta segunda-feira, 20, o aluno da escola municipal Demétrio Bettiol viveu um dos momentos mais importantes de sua vida. Ele foi um dos 501 estudantes que receberam medalha de ouro em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante a premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). Entre os participantes, o evento contou com a presença do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e do matemático Artur Ávila, uma espécie de ídolo das ciências exatas.

De Santa Catarina, 22 alunos foram condecorados com medalha de ouro. Gabriel comemorou a conquista ao lado da mãe, Mirela Zaccaron, da Vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpatto e da professora Diana Morona que o acompanharam durante a  premiação. O medalhista concorreu com mais de 18 milhões de alunos de todo país inscritos na primeira fase e mais de 900 mil estudantes na segunda etapa da Olimpíada.

“Estou muito feliz e honrado. Essa é a primeira medalha do município, da minha escola e da minha vida. Cocal pode ir muito longe e esse é o nosso desafio. Foi uma experiência única, de muitas mudanças e para melhor. Minha dedicação será redobrada daqui para frente, pois sabemos que a OBMEP pode nos dar grandes oportunidades, como bolsas de estudo em universidades federais e fora do país. Podemos participar ainda de olimpíadas internacionais, o que eu almejo no futuro. Quero ainda representar o Brasil”, disse Gabriel.

A Olimpíada premiou 6.501 alunos com medalhas, sendo 501 de ouro, 1, 5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Mais de 5 mil municípios brasileiros estiveram na disputa, com cerca de 18 milhões de estudantes matriculados em aproximadamente 46 mil escolas públicas. “Trata-se de uma grande festa da inteligência. Matemática requer disciplina, mas também é imaginação. Vocês estão tendo aqui o reconhecimento da sua imaginação e inteligência”, disse o Ministro Renato em seu discurso.

Além de uma Olimpíada, a Obmep se tornou um projeto de aprendizagem da matemática nas escolas públicas e mecanismo de inclusão social para revelar novos talentos. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Os professores tem que acreditar nos alunos. Nós somos responsáveis a fazer essa intermediação do abrir de portas. Independente de todas as limitações que cada um tem, todos são capazes. Foi muito emocionante quando eu vi o nome do Gabriel e de Cocal do Sul em destaque na hora da premiação. Eram 22 de Santa Catarina e nós estávamos lá. Agora nosso trabalho será ainda com mais garra e determinação”, afirma a professora Diana Morona.

De acordo o Prefeito Ademir Magagnin essa medalha é sinal de que o município investe na educação e os frutos estão começando a aparecer. “Esse é um trabalho em equipe onde há o engajamento e preparação dos professores, criação do projeto Clubinho da Matemática que é referência, capacitação, incentivo e a parceria com os pais. Tudo isso nos dá muito orgulho, pois a matemática é uma das principais bases do conhecimento humano. Saber um pouco é fundamental para qualquer um, agora saber um pouco mais significa avançar muito nos estudos e na vida. Estamos plantando a semente e todos estão de

parabéns”, observa.

Para a vice-prefeita o sentimento é de grande emoção. “Toda a equipe está de parabéns. Ver o Gabriel entre os premiados foi inexplicável. A gente imagina todo o processo e os envolvidos que trabalharam para chegar até aqui.

Trabalhar a matemática é focar em  disciplina, concentração, interpretação.

Essa é uma oportunidade que todos podem ter, indiferente de classe social. A grandeza do encontro nos faz sentir pequena ao ver aqueles adolescentes brilharem na matemática. A oportunidade é fundamental para que essas crianças avancem cada vez mais”, finaliza Aninha.

Clubinho da Matemática, o projeto que incentiva e dá oportunidades para o aprendizado

As oportunidades geradas pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul nos últimos dois anos na área da matemática é um dos fatores que refletem no aprendizado dos alunos. O trabalho criativo e que desperta o interesse e atenção dos alunos é realizado por meio do projeto Clubinho da Matemática, as Olimpíadas Municipais de Matemática aliados ao engajamento, responsabilidade e preparação dos professores. Tudo isso resultou na conquista de uma medalha de ouro, quatro de bronze e 44 menções honrosas em 10 anos de OBMEP.

O projeto atende centenas de alunos que se reúnem duas vezes por semana no contra turno. O trabalho iniciou com as professoras Ana Lúcia Pintro, Diana Morona e Maria Albertina Guizzo.  Hoje ele é ministrado pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina Guizzo e Júlia Cardoso Teixeira.

“Com certeza esta é uma vitória coletiva, resultado de ações bem executadas dentro de um projeto maior que é o Clubinho da Matemática. Gostaria de parabenizar o Gabriel, os professores e a família pelo incentivo e por acreditarem na educação pública.Tudo é possível quando há trabalho, dedicação e a busca constante pelo conhecimento. Essa medalha nos dá ainda mais força para continuar acreditando, gerando oportunidades e investindo na qualidade do nosso ensino”, frisou a Secretária de Educação, Raquel R.

Quarezemin.

Mais informações pelo telefone: 9933-7553, Raquel.