Prefeitura de Cocal anuncia medidas para economizar e realiza cortes em salários e demissões

Governo Municipal de Cocal do Sul anunciou nesta semana uma série de medidas para compensar a queda na receita e poder fechar o ano em compatibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. A medida reduz em 10% o salário do prefeito, vice e dos  quatro secretários. Demissões e afastamentos sem remuneração de concursados aposentados também foram realizadas e outras estão previstas. O município reduziu ainda em 20% as gratificações concedidas aos servidores, bem como, o controle de gastos com compras e horas extras.

Segundo o Prefeito Ademir Magagnin a arrecadação do município caiu 6,61% considerando a inflação do período até agosto, sendo que a parcela do FPM do dia 10 de setembro recuou 42,5% considerando (a inflação do período). “Nosso Governo já é enxuto e sempre planejou suas ações e investimentos. Mas a situação está muito difícil e esperamos que ela logo se estabilize para que não tenhamos que tomar outras medidas em 2016 e, principalmente, para que possamos manter os serviços e investimentos”, declarou Magagnin.

Na Região Carbonífera, todas as prefeituras estão tendo problemas orçamentários tendo em vista a redução de repasses dos Governos Estadual e Federal. Os 12 municípios que integram a Amrec tiveram uma queda de R$ 6,4 milhões na transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com possibilidade ainda de redução neste valor.