14 corais da região Sul marcam o 10º Encontro Regional da Canção Folclórica

Sob as bênçãos de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a 10ª edição do Encontro Regional da Canção Folclórica foi marcada pelas centenas de vozes representadas pelos grupos: Eco di Venessia (Nova Veneza), Spelle Alpine (Orleans), Trevisani (Treviso), Bellunesi (Siderópolis), Grupo Descendentes de Italiano (Pedras Grandes), Ricordi Della Italia (Praia Grande), Ricordi D’italia (Tubarão), Va Pensiero (Estação Cocal), Cantando Si Vá (Urussanga), Associação Coral Santa Bárbara (Caputera, em Laguna), Serenata d’Amore (Cocal do Sul), Natività (Cocal do Sul), Fratelli Furlan (Cocal do Sul) e Associação Cultural Eliane. Munidos de técnica, diferentes estilos e muita criatividade, eles encantaram o público que lotou a igreja da comunidade de Rio Perso, em Cocal do Sul, para prestigiar as canções de resgate das origens e preservação cultura italiana por meio da música.

O evento faz parte da programação da III CocalFest e reuniu mais de 500 pessoas. Para a coralista de Pedras Grandes, Terezinha de Oliveira Della Vedova “o encontro foi muito bom. Esta é a primeira vez que participamos e queremos voltar”, disse. Para o maestro da Associação Eliane, Gesiel Fernandes “o evento já é tradição e poder ver o público mais velho cantar, saber que a música faz bem e traz qualidade de vida para eles, já dá para ver o quanto é maravilhoso esse projeto. Se todos dessem esse valor para a música em todas as faixas etárias, talvez tivéssemos menos violência, pois a música só faz o bem e toca a alma”, destacou.

Segundo o Prefeito Ademir Magagnin “é gratificante para o município receber coralistas de toda a região e ver o quanto eles aprovam o Encontro. Todos estão de parabéns”, afirmou.

Após o jantar de confraternização preparado pelo grupo de mulheres da comunidade de Rio Perso, todos os corais se uniram em uma só voz para cantar o hino da imigração italiana “Mérica”. “Só temos a agradecer a todos pela organização e acolhida em mais uma noite especial para Cocal do Sul”, finalizou Juarez Fogaça, presidente da III Cocalfest.

O 10ª Encontro Regional da Canção Folclórica Italiana foi uma realização do Governo Municipal, Comissão Central Organizadora da CocalFest, Serenata d’Amore e Circulo Italiano.