Proerd forma mais de 200 alunos em Cocal do Sul

Na noite de ontem, quinta-feira (05), foi a vez das crianças de Cocal do Sul firmarem o compromisso de dizer não às drogas. Numa solenidade animada, divertida e participativa, mais de 200 alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipal, estadual e particular se formaram no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

O evento reuniu mais de 600 pessoas, entre pais, familiares, alunos, professores, policiais e autoridades, no salão de festas da Matriz. Os estudantes também receberam premiação pela melhor redação, homenagens foram feitas aos parceiros, apresentações artísticas encantaram o público e o mascote Daren fez a alegria dos participantes.

“Que esses ensinamentos recebidos durante os encontros do Proerd possam ser levados para toda a vida dessas crianças. Parabéns à Polícia por este rico trabalho em parceria com as escolas e a família na conscientização de crianças e adolescentes sobre os males causados pelas drogas”, afirmou o prefeito.

Para a Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpatto essa interação entre a Polícia, escola e família é fundamental para mostrar para as crianças o quanto é importante essa orientação para que ela saiba se defender e fugir dos perigos. “A participação e acompanhamento dos pais também fortalecem o projeto para que amanhã ou depois possamos não perder essas crianças pelos amigos da rua”, destaca.

Para o instrutor do Proerd em Cocal do Sul, policial Helder Benincá Viscardi o mais  importante neste trabalho é a prevenção. “A maioria dos alunos possui 11 anos e tem na pessoa do policial um herói, ou seja, eles seguem o que a gente orienta. “Nós discutimos  não só sobre drogas, mas situações do dia a dia como bullying, como lidar diante  de situações de pressão, como reagir, estilo de comunicação, entre outros. O trabalho mostra às crianças não só a realidade das drogas, mas a necessidade de desenvolver suas potencialidades e tomadas de decisões. Queremos que elas tomem o caminho certo”, ressalta.

Sobre o Proerd

O PROERD é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cocal do Sul juntamente com as escolas das redes municipais, estaduais e particular. O programa existe a 12 anos no município e já formou mais de 3 mil crianças. Ao todo são 10 encontros semanais ministrados pelo policial instrutor que ensina as crianças como conhecer os problemas que as drogas causam no organismo, resistir às pressões do ambiente, pensar nas consequências, dizer não, além de aprimorar o espírito de cidadania. O Proerd, atualmente, é desenvolvido em 55 países, e no Brasil é uma realidade em todos os Estados.