Cocal realiza testes rápidos no dia de luta contra a AIDS

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul irá desenvolver no dia 01º de dezembro (terça-feira), data alusiva ao dia Mundial de Luta Contra a AIDS,  ações para dar visibilidade à causa da prevenção da doença. Neste dia, a equipe de enfermagem estará à disposição no Centro de Pastoral da igreja matriz, das 8h às 12h, para a realização de testes rápidos. Na ocasião, as agentes de saúde também estarão no Centro da cidade incentivando a população para os cuidados com a sua saúde e a do próximo.

A Secretária de Saúde, Sinara Maria Crippa Milanez enfatiza que o teste rápido é um direito de todos, pois o cidadão deve ter ciência de suas condições de saúde para poder procurar o tratamento adequado caso necessário, ainda mais se tratando de uma doença transmissível. Sinara também lembra que o teste rápido e as orientações sobre o HIV/AIDS são realizados rotineiramente nas unidades de ESF ao longo do ano.

A AIDS é uma doença contagiosa, amplamente discutida na sociedade e que pode ser melhor esclarecida junto aos profissionais de saúde, os quais trabalham no seu cotidiano nas unidades de saúde com orientação e realização de testes rápidos para que todos tenham acesso a esse direito de saber se são ou não portadores do vírus HIV e, assim, busquem o devido acompanhamento.