Superação e conquistas

Ademir e Aninha comemoram resultados de uma administração eficiente, planejada e com obras realizadas em todas as áreas em prol de Cocal do Sul Ano de muito trabalho, desafios e conquistas para Cocal do Sul. É assim que o prefeito Ademir Magagnin e a Vice, Cirlene Gonçalves Scarpato definem o ano de 2015 ao fazerem um relato de todas as ações desenvolvidas para enfrentar as dificuldades e fazer acontecer. Um ano de superação e realizações em todas as áreas que o leitor passa a acompanhar nesta prestação de contas da atual administração.

 

CN: Como foi administrar o município no ano de crise?

Ademir e Aninha: Passamos por um ano difícil e conturbado. Administrar um município em um ano de crise acarreta em uma grande preocupação, pois nós temos um custo fixo com pagamentos de mão de obra, serviços e uma ampla carga social para cumprir e que inclui principalmente a saúde. Diante deste momento, o município teve que tomar várias medidas, algumas delas extremas.

Foram iniciativas para economizar como a redução de salário de prefeito, vice e secretários, demissões e afastamentos sem remuneração de concursados aposentados, demissão voluntária, além da redução em 20% das gratificações concedidas aos servidores, bem como, o controle de gastos com compras e horas extras e, posteriormente, a exoneração de três dos quatro secretários do Governo.  A crise nos submeteu a um vasto jogo de cintura e um controle rigoroso para o andamento da máquina pública. Somente neste ano, a Prefeitura deixou de arrecadar mais de 2 milhões de reais.

 

CN: Em que Cocal do Sul avançou em 2015?

Ademir e Aninha: Mesmo diante das dificuldades, a atual administração conseguiu dar continuidade às ações que foram planejadas. O ano foi complicado, mas conseguimos colher muitos frutos como consequência de um trabalho sério, honesto e comprometido. Não deixamos de fazer pavimentação, cuidar da saúde, do social, nossa educação é um exemplo em nível nacional e nenhum programa foi penalizado com a crise. Mantivemos a qualidade na execução dos nossos serviços e não deixamos de lado o lazer e o esporte. A gente costuma dizer que Cocal avançou na mesma proporção dos anos de 2013 e

2014 e sem prejudicar nenhuma área.  São mais de 20 milhões investidos em obras e ações no município.

 

CN: Como será projetado o ano de 2016?

Ademir e Aninha: O Governo Municipal está preocupado com a evolução que acontece na queda de receita. Há um comprometimento com a máquina pública para manter os programas nas diferentes áreas, além das obras que estão em nosso plano de governo e que devem ser concluídas. Contudo, mediante a crise, estamos planejados a fazer uma economia ainda maior e a cumprir todos os nossos compromissos. Vamos vencer essa crise política federal contando com o entendimento e contribuição de todos.

 

CN: E a saúde?

Ademir e Aninha: A saúde é uma luta constante e uma prioridade neste governo e nós não temos dúvida de que avançamos. Tanto é que os números investidos comprovam todas as ações. Nós investimos só neste ano, 300 mil reais em exames de alta e média complexidade que são de compromisso do Estado e do Governo Federal. Investimos porque entendemos que é necessário dar esse suporte aos Sul Cocalenses. Nós colocamos à disposição 13 médicos especialistas (2 cardiologistas, 2 ginecologistas e  dois psiquiatras, pediatra, ortopedista, infectologista, cirurgião geral, dermatologista, oftalmologista e neurologista). Conseguimos fazer com que o nosso médico do ESF trabalhe 8 horas diárias, um dos poucos municípios da região Sul que atua nesta carga horária, inclusive com o ponto digital. A farmácia básica saiu de 210 itens de remédios para 400, nós dobramos a capacidade. Dobramos também o valor investido em exames laboratoriais. Estamos entre os 10 melhores municípios do Estado na pratica da Saúde Bucal. Além disso, numa pesquisa realizada na cidade, 88% da população aprova a saúde pública do município. Número esse significativo, fruto de um trabalho da administração.

Estaremos entregando em breve, o novo ESF do bairro Horizonte todo estruturado e equipado.

 

CN: Obras e Infraestrutura.

Ademir e Aninha: Essa é uma das áreas que mais avançam. Nós iremos entregar a área urbana 100% pavimentada. Mesmo diante da crise, não paramos de pavimentar, um exemplo é a rua das Flores que acabamos de iniciar. Nossa malha viária está em dia, economizamos muito para dar conta do recado.

Drenagem, recuperação de lajotas, limpeza, estamos com tudo dentro da programação. Estamos indo para a aquisição da terceira área industrial onde investiremos com recursos do Badesc. Será um grande salto para o município que dá mais uma vez exemplo à região.

 

CN: Educação.

Ademir e Aninha:Nós colocamos a nossa educação dentro de um patamar nacional. No IDEB atingimos o índice estimado para 2021, ou seja, 6.7. Isso se deve a uma equipe de educadores comprometida. A Educação é um processo lento, contudo já obtivemos uma série de resultados promissores. Entregamos nesta semana, o Plano Municipal de Educação com uma produção de nossos educadores. Documento importante e uma conquista da educação para os próximos 10 anos. Uma discussão abrangente que hoje é uma realidade e que vai beneficiar diretamente a educação do município como um todo. Só temos a parabenizar a todos os envolvidos. Mantivemos o foco na valorização do professor. Oferecemos a formação continuada para fortalecer a base. Nossas escolas são todas informatizadas e a novidade para o próximo ano será o diário online. Um sistema moderno que irá facilitar, agilizar  e integrar o professor com os pais na informação das notas e faltas. O professor vai poder fazer a chamada, por exemplo, do Smartphone e os pais acompanharem de casa. Em três anos, nós entregamos duas quadras cobertas com vestiário, uma no Cristo Rei toda fechada e outra na Demério Bettiol. E mais, vamos para a terceira com a conclusão da nova escola José Perucchi que estamos construindo e que será um modelo.  Realizamos reparos em todas as escolas, pois as encontramos em péssimo estado de conservação. Estendemos que o espaço físico é de grande relevância para o aluno, por isso investimos constantemente em melhoria. Temos ainda um projeto em andamento para a ampliação da escola Demétrio Bettiol. Enfim, estamos avançando cada vez mais, pois a educação é uma prioridade na nossa gestão. 

 

CN: Educação Infantil.

Ademir e Aninha: Nossa conquista também foi na educação infantil, um desafio. Conseguimos passar o ensino integral de 3 anos para 4 e 5 anos. Nós passamos de 180 crianças em 2012 para 588 matriculadas para 2016 com permanência integral na escola. Um total de 825 crianças matriculadas de 0 a

5 anos. Esse investimento na educação básica é o maior que temos no ensino e o importante não é só garantir a vaga, mas a qualidade do ensino e a permanência do aluno na escola, pois hoje há muita evasão escolar pela falta de atrativos, o que não é o nosso caso.

 

CN: A Educação cria oportunidades para o aluno na escola?

Ademir e Aninha: Nós estamos trabalhando, desde o início desta administração, com vários projetos extra classe para dar oportunidades para a criança fazerem aquilo que elas gostam. Nós criamos um coral na escola Demétrio Bettiol, disponibilizamos aula de violão para toda rede, jogos de mesa (Xadrez, Dama e Ping Pong), entre outras iniciativas para revelar e potencializar os nossos talentos. Criamos o Clubinho da matemática que atende centenas de crianças para estimular o raciocínio lógico. Em 2016 vamos levar esse método de ensino também para as crianças do quarto ano.

Resultado disso é que hoje estamos em três anos conquistando medalhas e menções em nível nacional. Este ano conquistamos nossa segunda medalha de ouro na OBMEP, ficando em oitavo lugar em SC que obteve 37 medalhas.

Disputamos em nível nacional com 19 milhões de estudantes que buscavam pelas 500 medalhas de ouro.

 

CN: Agricultura.

Ademir e Aninha: Esta também é uma área que nos deixa orgulhosos. Nós temos hoje um conselho atuante que vai a campo buscar junto aos agricultores as suas necessidades. Ficamos felizes ao ver que as coisas estão caminhando. A nossa produção de milho triplicou nos últimos anos, assim como o arroz. A produção de gado de corte é um incentivo constante em parceria com a Epagri.

Disponibilizamos também o programa gratuito de análise do solo, fornecimento de calcário, a utilização do azevém e a aveia para melhoria da pastagem no inverno, parceria com a Feira Livre, entre outras ações.

 

CN: Existe algum projeto para a área da segurança?

Ademir e Aninha: A segurança pública é um dever do estado, por isso não podemos contratar policiais e sabemos do alto déficit de policiamento. Mas daremos um grande salto que irá contribuir e muito para inibir ações criminosas no município. Nós vamos lançar um programa de câmeras de vídeo monitoramento que será modelo para Santa Catarina e até para o país. Além das 10 câmeras do projeto Bem-Te-Vi que conquistamos junto ao Governo do Estado, vamos contar com mais 32 que já estão sendo instaladas nas entradas e saídas da cidade. A iniciativa é fruto da parceria com a Câmara Municipal de Vereadores. O programa implantado já possui a empresa vencedora da licitação e ela tem o compromisso de instalar mais 170 câmeras num período de cinco por meio da iniciativa privada e realizar a manutenção das mesmas durante 10 anos. Serão mais de 200 câmeras monitorando a nossa cidade.

Acreditamos que daremos a nossa contribuição e um grande avanço na segurança.

 

CN: Saneamento Básico. 

Ademir e Aninha: Além de todas os serviços prestados pelo Samae, obras de esgoto e drenagem,  desassoreamento dos rios Tigre e Cocal para evitar as cheias e fortalecer a prevenção, o Samae está realizando uma de suas maiores obras e uma das mais importantes para Cocal do Sul: o Saneamento Básico.

Atualmente, o trabalho segue com a implantação da rede coletora nos bairros Boa Vista, União, Guanabara, Horizonte e Monte Carlos. A rede está 70% concluída e a obra recebe um investimento de mais 6 milhões de reais através da Funasa e Prefeitura Municipal. Ela contempla a construção de duas bacias de decantação e 30 mil metros de rede coletora de esgoto, interligando 33% dos domicílios, ou seja, ela beneficiará cerca de 6 mil habitantes.  A implantação do Sistema de Esgoto Sanitário visa oferecer coleta, tratamento de esgoto e auxiliar na minimização de impactos causados ao meio ambiente.

Para 2016, a obra segue com a conclusão da rede coletora e a construção da estação de tratamento na área industrial II.

 

CN: Assistência Social.

Ademir e Aninha: Além da manutenção dos grupos de Idosos com uma série de atividades e dos programas sociais, o município está dando um grande salto com a implantação do programa de regularização fundiária que já beneficiou três famílias que há mais de 10 anos aguardavam para a legalização do terreno. Estamos entregando ainda a nova Sede do CRAS, concluída, que também será um modelo. Está é a primeira obra pública alimentada pelo sistema de energia solar com a instalação de 14 placas foto voltaicas.

CN: A Cultura e Turismo sempre foram duas questões deixadas de lado em outras administrações. Este Governo conseguiu dar uma projeção diferenciada?

 

Ademir e Aninha: Nós conseguimos dar uma identidade ao nosso município com a criação da Cocalfest, com isso, estamos avançando no resgate e valorização da nossa cultura. Neste ano também oficializamos o novo local para a instalação do museu. Local amplo, adequado e bem na entrada da cidade que irá abrigar as nossas relíquias, o nosso passado e servir como um ponto central para informações e encontros culturais.

 

CN: Considerações finais.

Ademir e Aninha: Essas ações, números e obras são o resultado do trabalho de uma equipe comprometida e muito planejamento. Uma casa em ordem e em dia com suas obrigações só tende a avançar. E é isso que nós estamos fazendo, além de fazer jus ao dinheiro público, temos certeza de que a comunidade percebe essa intenção e vontade de fazer acontecer. Pedimos para que o povo acredite que há pessoas boas e com objetivos concretos voltados para o todo. Nossas decisões são sempre pautadas pelo bem e necessidade. Agradecemos a todos as famílias pelo apoio, confiança e por acreditarem nesta dupla e num time de servidores que só querem somar. Obrigado a todos por mais um ano e que em

2016 possamos continuar investindo e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos Sul Cocalenses. Feliz Natal e um Ano-Novo de muita saúde, paz e esperança!